Select Page

Vinhos da Quinta da Serradinha recebem Prémio Produtor Revelação do Ano

Há várias décadas que cresce e ganha vida na Quinta da Serradinha, Barreira, em Leiria, a produção que “Revista de Vinhos” acaba de premiar como Produtor Revelação do Ano 2017. “Agora que o vinho natural está sob a luz dos holofotes, nada mais do justo do que premiar um produtor pioneiro no assunto”. A família Marques da Cruz, sublinha a publicação especializada, “abraçou a filosofia [dos vinhos biológicos] antes que essa entrasse na moda”.

Para o produtor António Marques da Cruz, há duas surpresas na distinção, anunciada no dia 2 de fevereiro na Alfândega do Porto: “O ser premiado e ser como revelado”. Sobretudo porque o público da “Revista de Vinhos” é “um pouco mais generalista” e os vinhos naturais, produzidos na Quinta da Serradinha desde 1989, e com certificação orgânica a partir de 94, são de nicho. “Para o mercado em geral é capaz de ser uma revelação”, reconhece.

Em Portugalm há menos de uma dúzia de produtores nesta área. Mas “o interesse por estes vinhos está a crescer”, diz António Marques da Cruz, que exporta 90% da produção. Em todo o caso, ainda “falam mais do meu vinho lá fora, em revistas, televisões, do que cá”.

Para a Quinta da Serradinha, o prémio Revelação pode ajudar a divulgar a produção a nível nacional. Mas os reflexos serão necessariamente parcos: “Só trabalho com as minhas uvas e estou limitado ao que a vinha me dá. Não posso dizer que vou fazer mais 70% de vinho”.

Contudo, António Marques da Cruz admite ter pena de não vender mais em Portugal:

“Se este prémio ajudar a vender mais vinho em Portugal, é bom. Gostamos de trabalhar mercados que estejam mais próximos. Também sou português e gosto que o meu vinho seja apreciado em Portugal”.

Será positivo, por isso, se a distinção da “Revista de Vinhos” “despertar a atenção das pessoas, para terem oportunidade para experimentar o vinho. Se vierem a gostar e confirmarem que é bom e vai ao encontro do seu gosto, melhor”, sublinha o produtor.

Por cá, quem quiser provar a “revelação” Quinta da Serradinha, encontra os vinhos no restaurante Casa da Nora, nas Cortes, e também diretamente na quinta, por marcação (919 338 09 ou e-mail amc@quintadaserradinha.com).

Trabalho de António Marques da Cruz reconhecido pela “Revista de Vinhos”

Em 2014 o REGIÃO DE LEIRIA acompanhou parte da vindima da Quinta da Serradinha e ouviu António Marques da Cruz sobre o processo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com as obras que a Câmara de Leiria vai realizar no Castelo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

10° Humidity: 93%
Clouds: 90%
Wind(NNW): 26kph
névoa
Quinta-feira
10°
Sexta-feira
15°
Sábado
16° 12°
Domingo
Segunda-feira
12°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This