Select Page

Novo chefe do Estado-maior das Forças Armadas é de Pombal

Novo chefe do Estado-maior das Forças Armadas é de Pombal

Almirante Silva Ribeiro esteve  ontem, quarta-feira, com Marcelo Rebelo de Sousa, durante a condecoração do general Pina Monteiro  Foto: PR

O pombalense almirante António Silva Ribeiro toma hoje posse como Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), no Palácio de Belém, sucedendo ao general Pina Monteiro, que atingiu a idade da reforma.

A cerimónia da tomada de posse, decorreu esta tarde no Palácio de Belém, seguida da posse de Mendes Calado como chefe do Estado-Maior da Armada, que sucede no cargo ao pombalense.

O almirante, de 60 anos, era chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) desde 10 de dezembro de 2016. Foi diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima. Silva Ribeiro foi também Superintendente do Material, diretor-geral do Instituto Hidrográfico e subchefe do Estado-Maior da Armada.

Como CEMGFA, o almirante Silva Ribeiro será o responsável pelo “planeamento e implementação da estratégia militar operacional” e tem na sua dependência hierárquica os chefes de Estado-Maior dos ramos, “para as questões que envolvem a prontidão, emprego e sustentação das forças e meios da componente operacional do sistema de forças”, prevê a lei.

O CEMGFA “responde em permanência perante o Governo, através do Ministro da Defesa Nacional, pela capacidade de resposta militar das Forças Armadas”.

Nascido em Pombal, ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais.

Especializado em Hidrografia, é doutorado em Ciência Política e mestrado em Estratégia. É professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval.

Na cerimónia no Palácio de Belém, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, dará posse ao sucessor de Silva Ribeiro, o almirante António Mendes Calado, na chefia do Estado-Maior da Armada. Este era vice-chefe do Estado-Maior da Armada desde outubro de 2016.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a idade mínima de voto em Portugal seja aos 16 anos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This