Assinar
Atletismo

Taça da Europa de Lançamentos: A lançar é que eles se entendem

Leiria é este fim de semana o centro das atenções para os adeptos dos lançamentos. A cidade é a primeira na Europa a receber três edições da Taça de Lançamentos. Três atletas de Leiria estão em prova

Leiria recebeu a Taça da Europa de Lançamentos em 2014 e 2015 Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Competição Leiria é este fim de semana o centro das atenções para os adeptos dos lançamentos. A cidade é a primeira na Europa a receber três edições da Taça de Lançamentos. Três atletas de Leiria estão em prova

Se os adeptos gostam de estar próximo dos ídolos, não é menos verdade que os atletas de elite apreciam ter o público literalmente por cima deles no momento em que estão a competir. A possibilidade de assistir ao lançamento do peso a partir da ponte Euro2004, com vista para o Centro Nacional de Lançamentos (CNL), é uma das características que faz da Taça da Europa de Lançamentos (ETC) realizada em Leiria uma prova única.

Este fim de semana, os melhores atletas de lançamentos, campeões mundiais e olímpicos, vão estar a competir pelo título europeu em Leiria. A cidade recebe pela terceira vez a prova, sendo a única na Europa a conseguir tal feito.

“Temos um capital de experiência acumulado, das edições de 2014 e 2015, que nos deixa confortáveis, mas também nos dá uma responsabilidade redobrada”, assegura Tatiana Fernandes, da Juventude Vidigalense, clube responsável pela organização.

Nas últimas semanas são muitas as equipas que têm procurado o CNL para estagiar e na Taça da Europa, que tem um orçamento superior a 130 mil euros, vão estar a competir 39 seleções, num total de 303 atletas inscritos. O número sobe para 450 participantes em Leiria, num só fim de semana, se incluirmos as equipas técnicas. Alemanha, Espanha e Itália têm as maiores comitivas.

Ainda assim, por requisitos exigidos pela Associação Europeia de Atletismo, as equipas ficam alojadas em Fátima, onde há capacidade hoteleira para oferecer serviços idênticos a todos os atletas.

Locais
Centro Nacional de Lançamentos, com 200 lugares na bancada (Disco, peso e martelo)
Estádio Municipal de Leiria,  entrada pela porta 3 (Dardo)
Entrada gratuita

Competição
Prova pode ser acompanhada em direto em www.leiria2018.com

Atrás da medalha
Entre os nomes mais sonantes a competir está Johannes Vetter, lançador do dardo alemão, atual campeão do mundo. O seu recorde pessoal é de 94,44 metros e é expectável que os seus ensaios, no relvado do estádio municipal de Leiria, cheguem aos 90 metros.

Quem já conhece Leiria e o ambiente que se vive em redor da prova é o polaco Pawel Fajdek. Será a terceira vez que o tricampeão do mundo vai arremessar o martelo na cidade do Lis.

No disco, o campeão olímpico Christoph Harting, que tem como marca pessoal 68,37 metros, também será acompanhado com atenção pelos adeptos.

Portugal vai apresentar-se na competição na máxima força, com 11 atletas e a possibilidade de conquistar uma medalha não está afastada. Aliás, desde 2007 que a seleção nacional consegue subir sempre ao pódio.

 

Johannes Vetter

Irina Rodrigues

Pawel Fajdek

Tshanko Arnaudov

A leiriense Irina Rodrigues, no disco, soma a sua nona internacionalização na ECT e por quatro vezes já conquistou uma medalha (duas de bronze e duas de prata). A par de Marco Fortes (peso), ausente da convocatória, é a atleta com mais medalhas e uma das favoritas às medalhas no lançamento do disco, no domingo.

Com a melhor marca do ano, e recorde nacional, 21,27 metros alcançado a 18 de fevereiro, na pista coberta de Pombal, o lançador do peso Tshanko Arnaudov é a outra esperança nacional ao medalheiro.

Ophelie Oliveira (disco) e Miguel Carreira (martelo), ambos sub23, são os atletas da Juventude Vidigalense que integram a seleção.

Leiria está na rota das seleções europeias. Na Taça da Europa de Lançamentos vão estar 39 seleções representadas, num total de 450 participantes. Destes, 303 estão a competir. Alemanha, Espanha e Itália são as comitivas mas numerosas. A Rússia também vai participar mas como ANA (Atleta Neutro Autorizado) devido às suspensões impostas pela federação internacional IAAF por casos de doping.

Por curiosidade, entre os 110 voluntários que irão estar envolvidos na organização, está a olímpica Vânia Silva, que é a atleta nacional com mais internacionalizações na Taça da Europa (14) e que em 2002 ganhou a primeira medalha para Portugal.

As provas vão dividir-se entre o Centro de Lançamentos e o Estádio e serão ajuizadas pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL). “É mais uma página dourada para a ADAL. Leiria é uma referência nacional no que diz respeito aos lançamentos, temos dos melhores atletas e duas atletas olímpicas. É uma honra receber os melhores do mundo, ídolos dos nossos atletas de formação”, diz António Reis, presidente da ADAL.

PROGRAMA

Sábado, 10 de março

9 horas   Martelo e Disco sub23  M
10h30     Disco sub23  M
11 horas  Disco sénior  M
                 Peso sub23  F
12h15      Dardo sub23  F
12h30     Martelo sénior  M
13h45     Dardo sénior  F
14 horas Peso sénior  F
14h30     Disco senior  M
15h15      Dardo e Peso sénior  F
16 horas Martelo sénior  M

Domingo, 11 de março

9 horas     Martelo sub23 F
9h30         Disco sub23 F
10h30       Peso sub23 M
                   Martelo sub23 F
11h15         Dardo sub23 M
12 horas    Martelo sénior F
12h45        Dardo sub23 M
13h30        Disco sénior F
14 horas    Peso sénior M
14h30        Dardo sénior M
15 horas    Disco sénior F
15h15         Peso sénior M
16 horas    Dardo sénior M
16h15         Martelo sénior F

SELEÇÃO NACIONAL

Seniores masculinos
Tsanko Arnaudov (SL Benfica) – Peso

Francisco Belo (SL Benfica) – Peso e Disco
Filipe Vital e Silva (Real Sociedad – Espanha) – Disco
António Vital e Silva ( SL Benfica) – Martelo
Tiago Aperta (Sporting CP) – Dardo
Luís Almeida (Sporting CP) – Dardo

Seniores femininas
Irina Rodrigues (Sporting CP) – Disco

Liliana Cá ( Novas Luzes) – Disco

Sub23 masculinos
Edujose Lima (Sporting CP) – Peso e Disco

Miguel Carreira (Sporting CP) – Martelo
Leandro Ramos (SL Benfica) – Dardo

Sub23 femininas
Ophelie Oliveira (Juventude Vidigalense – Disco)

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados