Select Page

Prémio Villa Portela procura investigações sobre a história do distrito de Leiria e concelho de Ourém

Dois mil euros e possível publicação. Está fixada a recompensa para o próximo vencedor do Prémio Villa Portela, que promove a investigação da história local e património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

O prémio tem o nome do “chalet” que, até 2016, pertenceu à família de Ricardo Charters d’Azevedo, que lançou a iniciativa em 2010. Com o acordo entre o antigo proprietário e a Câmara de Leiria, estabelecido em 2016, para instalação no edifício e jardins do Centro de Artes Villa Portela, o valor do prémio passa agora a ser suportado pela autarquia. O CEPAE – Centro de Património da Estremadura continua a assumir a organização do Prémio Villa Portela.

Na apresentação do prémio, o vice-presidente da Câmara de Leiria anunciou que ainda este mês de maio o projeto de recuperação do edifício irá a reunião de câmara. Mas as obras só devem avançar em 2019, acrescentou Gonçalo Lopes.

“A Villa Portela representa um virar de página na nossa estratégia cultural”, afirmou o autarca, considerando o projeto “uma oportunidade única para transformar o panorama cultural de Leiria”. As inscrições para o Prémio Villa Portela estão abertas até 15 de outubro (regulamento).

Os trabalhos candidatos ao Prémio Villa Portela devem ser entregues até 15 de outubro, via postal, para o endereço da Câmara Municipal de Leiria, Largo da República, 2414-006 Leiria, com a indicação no exterior “Prémio Villa Portela” e como remetente o pseudónimo do concorrente. 

Nas edições anteriores foram premiadas as obras “Leiria: Evolução do espaço urbano da cidade moderna (1926-1974)”, de Joel Correia (2010), “As aparições de Fátima e o seu impacto local (1917-1927). Leitura histórico-teológica a partir do semanário ?O Mensageiro'”, de Luís Miguel Ferraz (2013), e “Território da urbanização extensiva – processos, lógicas e formas de transformação urbana em Leiria”, de Ana Filipa Pinhal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This