Assinar

Termómetros podem chegar aos 42 graus este fim de semana na região

O calor está a chegar à região e a temperatura máxima deve ultrapassar os 40 graus em vários concelhos do distrito durante o fim de semana.

O calor está a chegar à região e a temperatura máxima deve ultrapassar os 40 graus em vários concelhos do distrito durante o fim de semana.

De acordo com a previsão disponível no sítio da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura deverá começar a subir de forma acentuada já na quinta-feira e, no sábado, os termómetros podem atingir os 42 graus nalguns concelhos da região. Batalha, Pedrogão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém são os concelhos para os quais se prevê uma temperatura máxima de 42 graus para este sábado.

Em Leiria, previsão aponta para uma temperatura máxima de 40 graus, sendo que os termómetros devem atingir ou mesmo ultrapassar os 40 graus em vários concelhos.  Aliás, de quinta a domingo, as máximas deverão ultrapassar os 35 graus na generalidade dos concelhos da região, atingindo ou ultrapassando os 40 graus em Alcobaça (sexta 40 e 41 no sábado), Alvaiázere (40 na sexta e no domingo, 41 no sábado), Ansião (40 no sábado), Batalha (41 na sexta e 42 no sábado), Bombarral (41 no sábado), Figueiró dos Vinhos (41 no sábado), Leiria (40 no sábado), Pedrógão Grande (40 graus na quinta e na sexta, 42 no sábado e 41 no domingo), Pombal (41 na sexta, 42 no sábado e 40 no domingo) e Porto de Mós (40 na sexta e 42 no sábado). Para Ourém estão previstos 40 graus na quinta e no domingo, 41 graus na sexta e 42 no sábado. 

De igual modo, as temperaturas mínimas também deverão registar uma subida, ultrapassando os 20 graus no fim-de-semana, o que as transforma em noites tropicais.  

Esta vaga de calor vai sentir-se ainda com maior intensidade nos distritos do sul e interior do país. Nalguns pontos estão previstas temperaturas máximas que ultrapassam os 45 graus. Aliás, de acordo com a previsão no sítio da internet do IPMA, no sábado a cidade de Évora poderá registar 47 graus de temperatura máxima.

Recorde-se que os 47,4 graus registados em Amareleja (Alentejo) a 1 de agosto de 2003, permanecem como recorde máximo de temperatura registado no país. Nos próximos dias, a confirmarem-se as previsões, este valor pode ser ultrapassado.

De acordo com o IPMA, a partir de quarta-feira, são esperadas também poeiras em suspensão, provenientes do norte de África, que deverão afetar a região sul do país, pelo que o céu deverá apresentar um tom amarelado.

A Proteção Civil reforçou as ações de monitorização da floresta, pré-posicionou bombeiros e envolveu os serviços municipais de proteção civil no aumento da prontidão, face à onda de calor dos próximos dias, que pode ter “máximos históricos”.

Entretanto, face às previsões de brusco aumento de temperatura para esta semana, que pode chegar aos 45 graus, responsáveis da Proteção Civil, Direção-Geral da Saúde e Meteorologia deram ontem, segunda-feira, uma conferência de imprensa a alertar para a situação, mas também para tranquilizar os portugueses.

As temperaturas vão estar acima dos valores médios, que podem ter impacto em termos de saúde pública e de propagação de incêndios.

Tolerância zero ao fogo

Patrícia Gaspar, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, disse que o uso do fogo terá “tolerância zero”. Para já, até terça-feira à noite, o interior do país está em “estado de alerta especial”, e a Proteção Civil está em articulação com as Forças Armadas, Instituto de Conservação da Natureza e GNR em termos de patrulhamentos da floresta, para prevenir incêndios, disse Patrícia Gaspar.

A partir desta terça-feira vai registar-se um aumento da temperatura, vai haver mais vento e a humidade vai ser reduzida, com valores da temperatura “muito acima dos habituais”, alertou Nuno Moreira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Uma onda de calor como a que vai atingir o país nos próximos dias, com quinta-feira a ser o dia mais quente, “já aconteceu e não é novidade”, mas nalguns locais podem registar-se “máximos históricos” de temperatura, disse.

O responsável salientou que as atuais condições atmosféricas vão mudar “de forma bastante brusca” e que a situação de muito calor deve prolongar-se por pelo menos quatro dias, sendo que as noites serão “tropicais”, já que as temperaturas mínimas não vão baixar muito.

O IPMA colocou o continente em “aviso laranja” a partir de quarta-feira. Nuno Moreira disse que são esperadas poeiras no ar, vindas do norte de África, em particular no sul do país.

Autoridades recomendam beber muita água 

A situação, alertou Diogo Cruz, da Direção-Geral da Saúde, deve levar a população a tomar medidas de proteção, como estarem em ambientes frescos, procurar manter frescas as habitações, e beber muita água, evitando o álcool.

Na condução também atenção especial ao calor e ao facto de os veículos expostos ao sol aquecerem muito, e também especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas, grávidas e pessoas em locais isolados, disse também o responsável.

CSA com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados