Select Page

Academia de esgrima nasce em Leiria pela mão do Bairro dos Anjos

Bairro dos Anjos fez demonstração da modalidade na Festa do Desporto, no último fim de semana, em Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

O local está escolhido e a Academia de Esgrima vai abrir portas.

O projeto é da Associação Desportiva Bairro dos Anjos (ADBA), clube que já pratica a modalidade por arrasto do pentatlo moderno, e pretende ser um centro de formação de atletas, a partir dos seis anos, na região centro do país.

“É uma modalidade nova, pouco conhecida a nível nacional e sem grande expressão na região, à exceção do pentatlo moderno”, refere Carlos Gonçalves, vice-presidente do BA.

A esgrima é considerada por muitos como um desporto de elite, devido ao investimento que a aquisição de equipamentos obriga, mas o Bairro dos Anjos vai facultar o equipamento e as armas para treinos e competição. Posteriormente, se o atleta desejar continuar e pretender adquirir o seu próprio equipamento, é livre de o fazer.

Os treinos vão decorrer ao fim da tarde no estádio municipal e serão orientados por Carina Vicente. A treinadora é ex-atleta do Bairro dos Anjos, foi campeã nacional de pentatlo moderno e é atualmente treinadora da modalidade para os pentatletas do clube. Paralelamente tem uma escola de esgrima em Inglaterra – Luso Fencing Academy – para crianças e adultos.

Fora dos grandes centros urbanos, a esgrima é praticada em número reduzido e tem uma taxa de progressão e sucesso elevada.

Para aproveitar esta oportunidade, o Bairro dos Anjos quer criar uma equipa de competição e, de florete, sabre ou espada, vai levar a esgrima também aos alunos de 1º ciclo do ensino básico do concelho, através de demonstrações nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Outra valência da Academia, será a possibilidade de receber equipas, nacionais ou mesmo seleções, em Leiria para estágios. “Será uma mais-valia para todos. Para os nossos atletas que podem treinar com outros e para a cidade que pode receber, como aconteceu com o Troféu Internacional [de Pentatlo Moderno de sub-19 e sub-17], outras delegações. É uma partilha de conhecimentos importante”, defende Carlos Gonçalves.

O clube, na sua sede, apresenta mais informações sobre a modalidade e a academia.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com o regresso dos guardas florestais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Semana de Moldes 2018

Share This