Select Page

A terra tremeu esta noite: sismo de 5,2 sentido na região

A terra tremeu esta noite: sismo de 5,2 sentido na região

A terra tremeu esta noite na região. Um sismo, com epicentro no Oceano Atlântico, foi sentido em vários pontos do país, incluindo o distrito de Leiria.  

Um sismo de magnitude 5.2 na escala de Richter, com epicentro a 480 km a oeste de Peniche, foi registado esta madrugada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas não causou danos materiais ou feridos.

Segundo um comunicado do IPMA, divulgado na sua página na internet, o sismo foi registado pelas 04h27 nas estações da Rede Sísmica do Continente.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Figueira da Foz e com intensidade III em diversas localidades dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa”, adianta aquele instituto.

Na escala de Mercalli modificada, o grau III de intensidade equivale a um sismo sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”. Já o grau IV refere-se a um sismo em que os bjetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.

Um sismo de magnitude 5.2 representa um risco moderado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

O Governo português informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This