Select Page

Dois minutos de silêncio nas escolas de Leiria em memória das vítimas da I Grande Guerra

Trincheiras – sector português – Neuve Chapelle Foto partilhada pela CML

 

Dois minutos de silêncio, um em homenagem às vítimas da I Guerra Mundial e um outro em homenagem aos seus sobreviventes, é o desafio que o Município de Leiria lança esta segunda-feira às escolas do concelho para assinalar os cem anos do Dia do Armistício, data que assinalou o fim simbólico da Primeira Grande Guerra.

Foi a 11 de novembro de 1918, às 11 horas, que os Aliados e a Alemanha, assinaram um acordo de paz, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, pondo fim ao conflito que durou quatro anos.

Associando-se ao movimento mundial de homenagem aos cerca de 20 milhões de vítimas, entre mortos e inválidos, e também aos sobreviventes, o Município de Leiria decidiu lançar o desafio às escolas “por considerar que preservar a memória do nosso passado é um ato de cidadania que constrói as sociedades democráticas e participativas, alavancando-nos a valores comuns civilizacionais”. 

“Portugal participou na I Guerra Mundial auxiliando os batalhões britânicos estacionados na Bélgica e em África, enviando tropas para combater em Angola e Moçambique”, recorda a autarquia numa nota de imprensa, que convida alunos, professores e funcionários das escolas do concelho a fazer silêncio esta segunda-feira, às 11 horas.

Hoje ainda, o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes realiza uma cerimónia de homenagem aos combatentes no Largo de Infantaria 7, pelas 11h30.

A cerimónia conta com a participação dos alunos das escolas Branca e Amarela do Agrupamento de Escolas D. Dinis, do Jardim-Escola João de Deus, do Regimento de Artilharia nº4 e do Coro Sénior do Orfeão de Leiria.

Pelas 13 horas, uma outra cerimónia tem lugar junto ao monumento da Senhora do Monte, em Cortes.

Entretanto, amanhã, terça-feira, o Jardim-Escola João de Deus e a Liga dos Combatentes de Leiria inauguram, pelas 15h30, a exposição “Pela paz sou Português – Centenário do Armistício”, que está patente ao público no Posto de Turismo de Leiria até 30 de novembro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a redução de 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This