Select Page

Girafina: a coleção de bonecos que dá vida aos desenhos d’Os Malmequeres

Lançamento da coleção produzida por Stacy Coelho e Sandra Branco aconteceu no Espaço Eça, onde as peças podem ser adquiridas Foto: Joaquim Dâmaso

Os desenhos criados pelos utentes d’Os Malmequeres são tantos que o difícil foi mesmo escolher aqueles que deram vida a uma nova coleção de bonecos, animais, saquinhos de sementes e almofadas, feitos em tecido e à mão.

Para a primeira série da coleção Girafina, Sandra Branco e Stacy Coelho, ambas colaboradoras da instituição, selecionaram ilustrações originais de 13 utentes. Surgiram meninas e meninos, mochos, vacas, peixes, cisnes, gatos, coelhos, lobos, flores e autocarros, todos eles coloridos e em tamanhos diversos.

A tarefa não foi fácil e exigiu uma árdua pesquisa tal o volume de desenhos produzidos ao longo dos anos pel’Os Malmequeres, eles que também idealizam e produzem jogos em madeira e as personagens das histórias que a ludoteca itinerante leva semanalmente aos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo da região.

Há muito que Sandra Branco, que trabalha há 15 anos com Os Malmequeres, pretendia “fazer mais qualquer coisa” para dar a conhecer e valorizar o trabalho criativo desenvolvido na instituição.

A Stacy Coelho cabe a parte gráfica do projeto com a transposição dos desenhos para o computador, procurando manter as cores originais, enquanto Sandra Branco garante a confeção manual de cada peça, que implica corte, costura e enchimento em fibra poliéster. Já a impressão é feita na Alemanha, em tecido de algodão e com tinta à base de água.

Por ser único, é atribuído a cada boneco um “bilhete de identidade” com o número de série, o nome do autor do desenho – no caso Alexandra, Ana, André, André P., Andreas, Fábio, Hugo, Inês, Mónica, Paula, Sara, Sónia ou Vítor -, a descrição do projeto Girafina e o valor que reverte para a instituição como contributo pela cedência das imagens.

O lançamento da coleção aconteceu no passado dia 1 no Espaço Eça, no centro histórico de Leiria, onde os bonecos podem ser adquiridos. Estão ainda disponíveis na Academia Ensino Positivo, nos Marrazes.

(Notícia publicada na edição de 13 de dezembro de 2018)

MR

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que os trabalhadores tenham direito a desligar o telemóvel e o computador fora do horário laboral?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This