Assinar

Estudo avalia regresso do antigo Comboio de Lata

Recorda-se do Comboio de Lata? Pois bem, ele poderá voltar. Está a ser estudada a criação de uma linha para um comboio turístico que ligue a Marinha Grande a São Pedro de Moel.

A antiga linha ferroviária foi utilizada para transportar mercadoria e passageiros 

Recorda-se do Comboio de Lata? Pois bem, ele poderá voltar. Está a ser estudada a criação de uma linha para um comboio turístico que ligue a Marinha Grande a São Pedro de Moel.

A Câmara da Marinha Grande contratou uma consultora para estudar a “viabilidade” daquela linha de cariz turístico. Esta ligação, por comboio, até à zona balnear do concelho não é nova e faz parte do imaginário coletivo local. Até meados da década de 60 do século passado, um comboio, que ficou conhecido por “Comboio de Lata”, assegurava essa possibilidade. O comboio rasgava o Pinhal de Leiria e circulava numa linha ferroviária que totalizava cerca de 30 quilómetros.

A realização do estudo foi contratada no início de dezembro a uma empresa consultora. Todavia, o resultado ainda não é conhecido, apesar de o contrato – publicado no Portal dos Contratos Públicos-, estabelecer o passado dia 24 de dezembro, como data limite para a sua entrega. “Aguardamos, neste momento, a conclusão do relatório do estudo”, reconhece o município.

Era no antigo comboio que, especialmente na quinta-feira de Ascensão (feriado municipal), a população se deslocava para a praia ou para o Pinhal. Apesar de desativado há mais de meio século, o comboio tem continuado a suscitar interesse.

O município chegou mesmo a adquirir uma das locomotivas que circulou no Pinhal, a locomotiva número 2. “Após a recuperação” da locomotiva, o município revela que pretende criar a linha turística que está agora a ser alvo de estudo. Este projeto, insere-se no plano de investimento turístico da autarquia.

A recuperação do “Comboio de Lata” já tinha sido proposta no Orçamento Participativo da Marinha Grande e, em 2015, a Associação Amigos do Comboio de Lata lançou uma petição, reclamando a colocação do antigo comboio no centro da cidade.

A intenção da maioria socialista que lidera o executivo municipal em apostar na reativação do Comboio de Lata, também já tinha sido sinalizada. No último verão, a autarquia divulgou aqueles que seriam os investimentos estruturais para a segunda metade de 2018. O Comboio de Lata foi uma das prioridades elencadas.

O resultado do estudo sobre a viabilidade do regresso da velha ligação à praia, será essencial para perceber se a ideia pode seguir caminho. Mas será sempre um caminho longo, avisa o município: “temos consciência que não se trata de um projeto de execução imediata pela sua complexidade, no entanto, estamos apostados em tudo fazer para o concretizar”.

Nota: Artigo originalmente publicado a 3 de janeiro na versão impressa do REGIÃO DE LEIRIA 

Carlos S. Almeida
Jornalista
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados