Assinar
Leiria

Requalificação do IC2 entre Leiria e Boa Vista vai custar cerca de 4,6 milhões de euros

O concurso para a requalificação do troço de 4,5 quilómetros entre Leiria e Boa Vista foi publicado esta quinta-feira em Diário da República. A obra deverá demorar 180 dias de pois de iniciada.

A construção de uma rotunda no cruzamento da Ferrus, na Boa Vista, é uma reivindicação antiga da população e autarquias Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Cerca de 4,6 milhões de euros vão ser investidos na requalificação do troço do IC2 (EN1) que atravessa o concelho de Leiria, entre Leiria (km126+536) e Boa Vista (km 131).

O concurso para a realização da obra, aguardada e prometida há vários anos, foi publicado esta quinta-feira em Diário da República.

O anúncio do concurso, lançado pela Infraestruturas de Portugal, não adianta pormenores sobre o projeto além do prazo de execução estimado em seis meses (180 dias).

Fonte da Infraestruturas de Portugal confirmou entretanto ao REGIÃO DE LEIRIA estar prevista a construção três rotundas, aos quilómetros 126,780 (junto à Ferrus), 128,361 (semáforos da Boa Vista), e 130,770 (cruzamento das Figueiras), “que assegurarão um importante reforço das acessibilidades e na interligação com a rede viária local”.

Referindo que a obra tem como “objetivo a melhoria das condições de circulação, acessibilidade e de segurança para automobilistas e peões”, a IP destaca ainda a realização de “trabalhos de reabilitação integral do pavimento, requalificação do sistema de drenagem longitudinal e transversal da via; construção de obras de contenção; reforço e adequação do sistema de sinalização, dos equipamentos de segurança e do sistema de guiamento e balizagem existente”.

Já em 2014, se anunciavam obras neste troço para o ano seguinte. Algumas obras foram entretanto realizadas, com destaque para a colocação de um separador em betão,da interdição de viragem à esquerda nalgumas zonas, beneficiação do piso e reforço da sinalização. 

As projeções iniciais apontavam para a construção de pelo menos duas rotundas, uma junto ao cruzamento da Ferrus e outra no cruzamento da Boa Vista e Pinheiros, embora tivessem sido identificados quatro cruzamentos como críticos – junto à Ferrus, junto aos semáforos da Boa Vista, em Figueiras e no Barracão.

(notícia atualizada às 12h00)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados