Select Page

Tasca 7: Sabor que se renova

São apenas 22 lugares e não há ementa disponível. As únicas certezas são que ali serve-se comida tradicional e que, às quintas, há Cozido à Portuguesa. Isso quando o fornecedor não deixa faltar matéria-prima de qualidade. É que a proveniência e os sabores frescos são como religião para Estrela Vieira, carinhosamente tratada pelos comensais mais fiéis da Tasca 7 como Estrelinha.

Com morada na rua Maria da Fonte há três anos, o espaço é daqueles lugares em que a comida não surpreende pela inovação. O segredo do arroz de pota ou da mão de vaca com jardineira de legumes está na pura e simples confeção. E isso é levado a sério, com fabrico na hora e atendimento rigorosamente informal. Quem fica a cargo de receber o público é a irmã da cozinheira, Ana Vieira, que costuma ser direta no trato. “Viu o quadro do lado de fora? Então trate de saber o que quer”. Tomada a decisão, não há muito trabalho a ter para além de aproveitar os sabores apurados que surgem da pequenina cozinha. Depois, porém, não convém demorar. “Eu tenho clientes que vêm todos os dias e que ficam à espera”, diz a chefe de sala, como quem justifica antecipadamente qualquer tipo de pressão. Está perdoada. No final, a sensação de ter pago um preço justo por uma refeição que lembra a casa da avó faz valer.

O intervalo entre o almoço e o jantar – focado especialmente nos petiscos –, é também sagrado, afinal Estrela tem que ir em busca do que vai preparar. “Eu faço sempre as compras para o dia. Faço de manhã e faço à tarde”, conta sobre o ritual que a acompanha antes mesmo de abrir a tasquinha. Um ritual que começou há muito, num outro espaço no centro histórico de Leiria, abençoada por laços familiares e históricos de vida. A boa mão para os temperos vem de família e não pula gerações. Muito menos passagens de ano. O que o público pode esperar da Tasca 7 para 2019? “O que já tiveram sempre, há 30 anos: muito carinho, muito respeito”, sublinha Estrela. “E tudo aquilo que eles querem, eu faço, desde que eu saiba”. Que assim seja.

Tasca 7

Preço médio: 10 euros
Rua Maria da Fonte, nº 1-3, Leiria

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This