Assinar
Região à Mesa

Tasca 7: O sabor que se renova no centro histórico de Leiria

Há três anos no mesmo sítio, o restaurante mantém na ementa o melhor da gastronomia portuguesa com confeção caseira e trato informal.

São apenas 22 lugares e não há ementa disponível. As únicas certezas são que ali serve-se comida tradicional e que, às quintas, há Cozido à Portuguesa. Isso quando o fornecedor não deixa faltar matéria-prima de qualidade. É que a proveniência e os sabores frescos são como religião para Estrela Vieira, carinhosamente tratada pelos comensais mais fiéis da Tasca 7 como Estrelinha.

Com morada na rua Maria da Fonte há três anos, o espaço é daqueles lugares em que a comida não surpreende pela inovação. O segredo do arroz de pota ou da mão de vaca com jardineira de legumes está na pura e simples confeção. E isso é levado a sério, com fabrico na hora e atendimento rigorosamente informal. Quem fica a cargo de receber o público é a irmã da cozinheira, Ana Vieira, que costuma ser direta no trato. “Viu o quadro do lado de fora? Então trate de saber o que quer”. Tomada a decisão, não há muito trabalho a ter para além de aproveitar os sabores apurados que surgem da pequenina cozinha. Depois, porém, não convém demorar. “Eu tenho clientes que vêm todos os dias e que ficam à espera”, diz a chefe de sala, como quem justifica antecipadamente qualquer tipo de pressão. Está perdoada. No final, a sensação de ter pago um preço justo por uma refeição que lembra a casa da avó faz valer.

O intervalo entre o almoço e o jantar – focado especialmente nos petiscos –, é também sagrado, afinal Estrela tem que ir em busca do que vai preparar. “Eu faço sempre as compras para o dia. Faço de manhã e faço à tarde”, conta sobre o ritual que a acompanha antes mesmo de abrir a tasquinha. Um ritual que começou há muito, num outro espaço no centro histórico de Leiria, abençoada por laços familiares e históricos de vida. A boa mão para os temperos vem de família e não pula gerações. Muito menos passagens de ano. O que o público pode esperar da Tasca 7 para 2019? “O que já tiveram sempre, há 30 anos: muito carinho, muito respeito”, sublinha Estrela. “E tudo aquilo que eles querem, eu faço, desde que eu saiba”. Que assim seja.

Tasca 7

Preço médio: 10 euros

Rua Maria da Fonte, nº 1-3, Leiria

Jessica Germano
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados