Select Page

Alta gastronomia: Paços da Rainha serve criatividade

Prestes a lançar nova ementa, restaurante de Monte Real encontra na comandante de cozinha e no chef pasteleiro os principais trunfos da operação

Quando Paulo Monteiro ainda era o chef responsável por comandar a cozinha de autor do Hotel Palace Monte Real – mencionada por anos consecutivos no Guia Michelin –, Rute Silveiro e Rúben Rodrigues estavam a começar a carreira entre panelas. Avance oito anos. Com o então líder agora responsável apenas pela supervisão do que acontece nas fichas técnicas do Paços da Rainha, são os dois nomes mais novos que lideram a operação: ela no equilíbrio dos sabores salgados, ele na criação de sobremesas que brincam com as loiças como se fossem tela de pintar.

No local afamado pelas propriedades terapêuticas das termas, hoje tem lugar a criatividade. Com liberdade para criar o que quer que seja, a chef e o pasteleiro confecionam receitas para surpreender, seja em pedidos à carta ou em versão de menu degustação servido às cegas. Na ementa mudada a cada seis meses, Rute e Rúben encarregam-se de alterar a sazonalidade conforme a disponibilidade dos alimentos, sem deixar de lado os elementos preferidos da clientela, leia-se polvo, bacalhau e hambúrguer.

Prestes a ceder espaço para a novidade em março, o antigo cardápio deixa como legado “intocável” apenas o fondant de abóbora, criação de Rúben que movimenta a cozinha ao combinar amêndoas torradas, mousse de requeijão e gelado de canela. “É sempre requisitado”, conta Rosa Silva, diretora responsável pela parte de bebidas e comidas. “De carta para carta temos vindo a notar uma evolução fantástica. E é mérito deles”, garante a gestora.

Formado pelo curso técnico de cozinha do Instituto Politécnico de Leiria, Rúben deve ao restaurante a afinidade que desenvolveu. “Gosto de ser exigente comigo mesmo e acho que a partir disso consigo criar experiências diferentes”, comenta o profissional que hoje divide as horas de folga entre pesquisar, testar e criar sobremesas do tipo charuto de chocolate recheado com creme de chocolate, praliné de avelã e caramelo salgado. “Aqui podemos dar asas à nossa imaginação”, sublinha convincente.

Paços da Rainha

Palace Hotel Monte Real, Rua de Leiria, Monte Real
244 618 900
Preço médio: 25 euros
Menu degustação: 5 etapas | 45 euros
Funcionamento: Diariamente das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Fotos: Joaquim Dâmaso e Divulgação

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This