Select Page

Salvar esta estrada romana vai implicar deixar de a usar

Salvar esta estrada romana vai implicar deixar de a usar

Tem cerca de dois mil anos e está a precisar de uma intervenção. O troço de estrada romana em Alqueidão da Serra, que terá sido usada pelas tropas portuguesas nas vésperas da Batalha de Aljubarrota, vai ser reparado este ano. A intervenção é considerada urgente e implica mesmo que a via milenar deixe de ser usada como meio de passagem, visando evitar a sua degradação.

Avançar com a limpeza, conservação e restauro da via, construída entre os séculos I a. C. e I d. C., são os planos do município de Porto de Mós. Este é um monumento “de imenso valor histórico, classificado como Imóvel de Interesse Público, que tem que ser preservado e que se encontra, atualmente, em avançado estado de degradação”, reconhece Eduardo Amaral, vereador da Cultura. A estrada romana “deve ser intervencionada e recuperada com a maior brevidade possível”, defende.

As obras deverão avançar e ficar concluídas ainda este ano, aponta Eduardo Amaral, revelando que a intervenção consiste “em trabalhos de limpeza, conservação e restauro da antiga estrada, arranjos do espaço envolvente, nomeadamente do parque de lazer e merendas”.

Está igualmente prevista a demolição “da estrutura de uma antiga pedreira, o que permitirá o aumento e melhoramento da zona adjacente”. Deverá avançar também a “colocação de material informativo e a limitação do espaço, impedindo que o mesmo seja usado como meio de passagem”, acrescenta.

Para já, a autarquia estima que estes trabalhos de recuperação da antiga via possam custar 70 mil euros. Mas este é um montante que pode crescer “caso se verifique a necessidade de contratar trabalho técnico especializado, dada a natureza histórica do local”, avança Eduardo Amaral.

Para além da preservação deste património, o autarca adianta que se pretende que seja possível aos turistas uma “visita condigna” da antiga estrada romana, e fornecer-lhes “mais informações sobre a sua histórica e o papel determinante que desempenhou no desenvolvimento da região”.

Nota: Notícia originalmente publicada na edição impressa de 24 de janeiro de 2019 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a implementação de transportes públicos gratuitos nas cidades?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This