Assinar
Região à Mesa

Casa da Lídia: Cozinha de delícias afetivas

Aberto há um mês em Leiria, bistrô e casa de chá junta pratos africanos e sobremesas de confeção própria com atendimento atencioso.

Novo espaço completa um mês de funcionamento Foto: Gil de Lemos

Este sábado, quando o calendário marcar dia 9, a loja mais recente dos Terraços do Marachão – que chegou a ficar fechada por dois anos e levou outro ano e meio a ficar pronta –, completa um mês exato de funcionamento sob o batismo de Casa da Lídia. Com clientela que flui nos horários de almoço e casa cheia aos fins de semana, o feito não poderia ter melhor comemoração. E as duas únicas responsáveis por isso são as irmãs Maria e Lídia Villa Lobos que cuidam, além da confeção de todas as receitas servidas ali, do trato de proximidade com os clientes.

Como em todo o negócio pequeno que recebe o cuidado do dono, criam-se laços e neste cantinho de Leiria não é diferente. Ao fim de poucos minutos sentados na sala de 28 lugares, com vista para o rio, percebe-se a relação simpática que faz, por vezes, as responsáveis separarem uma fatia da sobremesa preferida antes mesmo do cliente pedir. Num conceito que navega pelas raízes moçambicanas, nação de origem de ambas, e desagua nos sabores portugueses, as duas empresárias e cozinheiras acham que foi essa identidade que possibilitou o sucesso do primeiro mês de portas abertas. “Nós queremos que o cliente se sinta mimado”, confessa Maria, deixando patente o bom humor natural da família. “São essas vivências que fazem com que as pessoas queiram realmente experimentar a nossa comida”, acredita.

Na morada que brinca entre bistrô, com dois pratos diferentes a cada dia, e casa de chás – são 10 opções que vão de camomila a chocolate com avelã –, cerca de 30 dias foram o suficiente para os clientes elegerem as receitas preferidas. Na montra, sobretudo com a especialidade mais conhecida de Lídia – leia-se os doces –, estão duas delas: as tradicionais chamuças de carne e os caseiros pasteis de nata. “Não tem volta a dar, esses tem sempre que ter”, conta a cozinheira que aos 6 anos já tinha registo de memórias entre as panelas. Só profissionalmente já vão mais de 20 no que diz respeito ao preparo de bolos e tortas, que incluem encomendas e as servidas na livraria Arquivo.

De um inventário pessoal com mais de 100 receitas, Lídia já apresentou algumas neste primeiro mês de negócio e não deve parar por aí. Segundo ela, todas merecem um toque pessoal do tipo que criou a clássica Pavlova em versão com tangerina ou da torta Floresta Negra, com cereja em calda, aguardente e natas, em apresentação ilustrativa ao nome. Prova de confiança de quem sabe exatamente o que faz e por onde vai. Sorte a delas.

Casa da Lídia

Rua Camilo Korrodi, 3, lote 3, 1ºD (Terraços do Marachão), Leiria
+351 910 398 740 
Horário: De terça a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h
Menu de almoço: A partir de 6,50 euros(sopa, prato, água e café)
Serviço ao fim de semana: Tapas e brunch

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados