Assinar
Região à Mesa

Il Capo: Nova safra italiana em Leiria

Na morada que antes serviu peixes sob técnica japonesa, reside agora um restaurante especializado em massas frescas e confeção própria. São as porções quentes de spaguetti, tagliatelle e lasanha que convidam para o convívio à mesa.

Na morada que antes serviu peixes sob técnica japonesa, reside agora um restaurante especializado em massas frescas e confeção própria

Dois meses depois do encerramento do Sushiama, ainda há quem chegue à porta do número 19 do largo da Padeira de Ajubarrota à procura de bom sushi. Apesar do lamento se estender, a boa nova é que a cozinha feita conforme manda a tradição  culinária teve herdeiro. Só que desta vez os sabores vêm inspirados no “país da bota” e não do outro lado do mundo.

A novidade anunciada aqui neste espaço há cerca de dois meses, finalmente, ganhou vida: na semana do carnaval o Il Capo abriu para servir em Leiria massas artesanais de confeção diária e trato caseiro à base, sobretudo, de produtos italianos. Agora, são as porções quentes de spaguetti, tagliatelle e lasanha que convidam para o convívio à mesa, no coração da cidade.

Na gestão d o espaço, que manteve a mesma decoração e utensílios da antiga operação, estão Giuseppe Guglielmelli e Isabel Frazão. Ele, italiano da Costa Amalfitana, ela, portuguesa das Cortes. O encontro de ambos deu-se em Paris, onde tiveram um restaurante e pizzaria também voltado para a cozinha de Itália durante 16 anos. Mas a vida tomou novos rumos e esses trouxeram a leiriense de volta ao berço. 

Com a ajuda dos dois filhos mais velhos, o casal decidiu renovar a proposta. Cá não há pizzas, ainda. Mas se os mesmos ventos que os trouxeram continuarem a soprar bem, isso muda-se com o tempo. Explica-se: o espaço pequeno da loja foi a única razão para não ter havido implementação do forno. Caso a clientela mantenha o ritmo que tem dado boa vazão aos pedidos iniciais, não deve tardar a abertura do Il Capo Pizza, nem para a retoma da rotina que chegou a alcançar 230 pizzas preparadas por serviço,  em solo francês.

Até lá os leirienses podem experimentar as clássicas beringela parmiggiana gratinada  e bruschettas para dar início aos trabalhos, seguidas por massas como o ravioli de ricota, que leva creme de trufas, e o rondelle al prosciutto, como pratos principais. São essas, para já, as receitas mais pedidas, e que se juntam ao tagliatelle Genovese, criado pelo casal ainda na temporada parisiense. Molho pesto, mozzarela de búfala e tomate italiano somam-se a presunto e natas numa apresentação que segue à risca a regra da boa procedência.

Mas a ideia do casal italo-luso é experimentar mais, bem ao modo do que já fazem com o tiramisù, disponível em cinco versões – leia-se tradicional, framboesa, morango, pêssego e Nutella. “O objetivo é fazer muitas massas”, garante Isabel, antes de avisar que, no próximo dia 29, haverá celebração da tradição apropriada pelos brasileiros e intitulada de Nhoque da Fortuna. Na data, é costume os comensais pedirem o prato para garantir a sorte e prosperidade nas finanças. “Nós somos irmãos ou não?”, indaga a cozinheira de forma retórica e animada com a possibilidade de novidade proporcionadas pelos intercâmbios.

Il Capo Ristorante Italiano

244 208 457
Largo da Padeira de Aljubarrota, nº 19, Leiria
Funcionamento Das 12h às 22h com folga aos domingos
Preço médio 15 euros
Reserva para grupos Até 25 pessoas
Menu de almoço prato, bebida, sobremesa e café – 8,90 euros de segunda a sexta

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados