Assinar
Leiria

João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, faleceu esta segunda-feira

João Vasconcelos, natural de Leiria, ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta segunda-feira à noite, na sequência de um enfarte de miocárdio (notícia em atualização).

João Vasconcelos, natural de Leiria, ex-secretário de Estado da Indústria, faleceu esta segunda-feira à noite, aos 43 anos.

Segundo notícia avançada esta manhã por vários órgãos de comunicação social nacional, o ex-governante morreu na sequência de um enfarte do miocárdio.

O ex-secretário de Estado da Indústria de António Costa, cargo que desempenhou entre novembro de 2015 e junho de 2017, foi o grande responsável pela vinda da Web Summit para Portugal, sendo também conhecido com um dos impulsionadores da Economia Digital e do apoio ao empreendedorismo em Portugal. (Pode ler aqui a entrevista que concedeu ao REGIÃO DE LEIRIA em 2016)

Fundador e diretor executivo da Startup Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa entre 2011 e 2015, presidia atualmente ao Conselho Consultivo da empresa de micromobilidade Flash e era mentor no programa Techstars.

Foi ainda responsável pela LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas. 

Tinha 18 anos quando abraçou o projeto do Mariparque na Praia da Vieira com a família, entre outros projetos nos sectores do Turismo e Serviços. Esteve ainda ligado à criação da incubadora Open na Marinha Grande e à agência de design e comunicação Zook.

Em 1999, João Vasconcelos – cuja morte tem motivado reações de pesar de vários quadrantes – assumiu a vice-presi­dência da Associação Nacional de Jovens Empresários e manteve-se na linha da frente da ANJE até 2005, ano em que foi designado adjunto e assessor do gabinete do então primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia.

Em termos académicos, o curso de Relações Internacionais foi a sua opção, mas acabaria por não o concluir quando lançou mãos à obra no Mariparque.

Do seu currículo fazem ainda parte vários programas de aceleração empresarial de que foi mentor, por exemplo: Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

João Vasconcelos saiu do Governo em julho de 2017 após ser constituído arguido pelo Ministério Público no âmbito do processo que investigava “o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016”. O processo acabou por ser arquivado.

 

 

 

João Vasconcelos tinha 43 anos Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados