Select Page

O drama dos refugiados comoveu o Leiria Film Fest

O drama dos refugiados comoveu o Leiria Film Fest

O filme “The European Dream: Serbia”, de Jaime Alekos, venceu dois prémios na sexta edição do Leiria Film Fest, festival internacional de curtas metragens cujos vencedores foram anunciados pela organização no sábado à noite, 23 de março.

O documentário, que retrata o drama dos refugiados que tentam passar da Sérvia para a União Europeia através da Hungria, foi escolhido pelo júri como o melhor filme internacional do género exibido no festival de Leiria. “Conta uma realidade nua e crua”, notaram os jurados, destacando o “arrojo” e as “emoções que consegue despertar”.

O impacto do filme na audiência valeu-lhe também o Prémio do Público, cativando 45% dos votos.

Ainda no documentário, a melhor curta nacional foi “Em lugar algum”, de Inês Sá Frias e Leandro Martins, que retrata o quotidiano itinerante de duas crianças de uma família que vive do circo.

Na ficção, o prémio internacional do Leiria Film Fest foi entregue a Oskar Rosetti, por “Tsar Bomba”, descrito pelo júri como “um murro no estômago” e uma “colisão frontal de realidade” pela história de “intensidade singular”.

“California”, de Nuno Baltazar, “uma história dolorosa” de uma mãe e de uma filha, ganhou o prémio para melhor ficção nacional.

Na secção de animação, “Neko no hi” recebeu o prémio internacional. O filme de Jon Frickey conquistou o júri com “uma história simples e fantasiosa” que revela “extraordinária plasticidade no ecrã”.

Entre os filmes nacionais, “No return”, de Carlos Filipe e Diogo Cordeiro, foi considerada a melhor curta nacional, por ser uma “história bem contada, bem delineada, com um twist imprevisível”.

A nível local, o melhor filme de Leiria foi “A estranha Casa na Bruma”, de Guilherme Daniel.

A edição de 2019 do Leiria Film Fest é a maior de sempre, tendo recebido cerca de mil filmes candidatos aos prémios. Ao longo de cinco dias serão exibidos 55 filmes. O festival termina este domingo, 24 de março, com a sessão de exibição de todos os filmes premiados, no Teatro Miguel Franco, às 16 horas (a entrada é livre).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This