Assinar
Saúde

Quantos médicos saíram do Hospital de Leiria? Ordem e Hospital têm números diferentes

Ordem dos Médicos fala em 12 saídas num ano. Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria garante que foram apenas quatro. Ainda assim, ambos concordam que mais médicos vão sair. 

Ordem dos Médicos fala em 12 saídas num ano. Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria garante que foram apenas quatro. Ainda assim, ambos concordam que mais médicos vão sair.

Quando foi ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde, a 15 deste mês, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Helder Roque, referiu que “é falso o que veio a público a dizer que tinham saído 12 médicos de medicina interna”.

A saída de 12 médicos tinha sido revelada por Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos que, em finais de fevereiro, adiantou que desde abril de 2018, “12 médicos de Medicina Interna saíram do hospital de Leiria”.

Contudo esse é um número que é novamente contestado por Helder Roque que, quando questionado sobre como explica a saída de 12 internistas em menos de um ano, adianta em resposta ao REGIÃO DE LEIRIA que “essa informação é falsa”.

“Saíram do CHL desde o início de 2018 quatro médicos internistas, embora estejam previstas mais duas saídas”, refere Helder Roque. Em 2016, explica ainda, “foram contratados dois médicos internistas e saíram zero, em 2017 entraram sete e saíram três, em 2018 entraram sete e saíram dois, em 2019 vai entrar um e saíram dois, ou seja, muito diferente do que vem constantemente a ser transmitido para a opinião pública”.

Todavia, os números da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos são diferentes. Questionado recentemente sobre as afirmações de Helder Roque no Parlamento, que contestavam os números da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes assegura que “mantém que saíram 12 médicos desde abril de 2018, uns por rescisão de contrato e outros, que acabaram o seu internato médico, preferiram nem sequer continuar na instituição”.

No passado dia 20, ao REGIÃO DE LEIRIA, Carlos Cortes acrescentou mesmo que “o número referido pela Ordem dos Médicos irá provavelmente aumentar até ao final do mês para 14 médicos de medicina interna que saíram da instituição”. “Desde há um ano, há uma média de saída de mais de um internista por mês”, salienta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados