Assinar
Marinha Grande

GNR de Vieira de Leiria apreende meixão no valor de 90 mil euros no rio Lis

Cerca de 12 quilos de meixão foram apreendidos esta semana em Vieira de Leiria, no concelho de Marinha Grande. Por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Por se encontrar vivo, o meixão apreendido foi devolvido ao seu habitat natural, refere a GNR Foto: GNR

Cerca de 12 quilos de meixão, avaliados em 90 mil euros, foram apreendidos esta semana no rio Lis, em Vieira de Leiria, no concelho de Marinha Grande.

A apreensão, a cargo do Posto Territorial de Vieira de Leiria, decorreu no rio Lis entre terça e quinta-feira, no âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão e que permitiu detetar 75 metros de redes de pesca, com uma malha muito fina.

A GNR adianta em comunicado que o valor estimado dos 12 quilos de meixão apreendidos ronda os 6.000 euros no mercado nacional, embora no mercado final (países europeus e asiáticos), possa “atingir o valor de 90 mil euros”. 

Na mesma nota, acrescenta que “a enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo”. A “grande redução no número de efetivos” registada “em razão da pesca ilegal” tem impedido “o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da mesma”, esclarece ainda.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados