Assinar

Diferença de 259 votos dá vitória ao PS no distrito de Leiria

A tradição já não é o que era. Nesta eleição, o PSD deixou de ser a força força política mais votada no distrito de Leiria. Por uma margem mínima, os socialistas ultrapassaram o PSD nos resultados distritais das eleições para o Parlamento Europeu, que decorreram este domingo.

A tradição já não é o que era. Nesta eleição, o PSD deixou de ser a força força política mais votada no distrito de Leiria. Por uma margem mínima, os socialistas ultrapassaram o PSD nos resultados distritais das eleições para o Parlamento Europeu, que decorreram este domingo.

O PSD começou na frente, mas à medida que a noite avançava e eram conhecidos os resultados no distrito, a balança passou a pender para os socialistas. Ainda se chegou a gerar um cenário de empate, sobretudo enquanto se esperou pelos resultados da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Cortes e Barreira.

Uma das mais populosas do distrito, esta freguesia no coração de Leiria, deixava tudo em aberto. Mas uma vez fechados os resultados do concelho de Leiria, e com apenas uma freguesia por apurar no distrito (Alqueidão da Serra, em Porto de Mós), o PS consolida a vantagem sobre o PSD, aumentando-a para 276 votos. Só uma hecatombe socialista naquela pequena freguesia de Porto de Mós poderia reverter a rara derrota social democrata a nível distrital. O PSD ainda foi a força mais votada em Alqueidão da Serra, mas não chegou.

O PS terminou a noite com o distrito a consagrar a lista de Pedro Marques como a mais votada, deixando Paulo Rangel e restantes elementos da lista laranja, a 259 votos. Em 2014, o PSD concorreu aliado com o CDS-PP, o que lhe valeu uma vitória folgada no distrito, com 37,64%. Desta feita, os social-democratas perdem a primazia, conseguindo, no distrito, 27,39%. O PS consegue 27,57%, subindo dos 24,57% de 2014.

Quinta força mais votada há cinco anos, o Bloco de Esquerda atinge agora a terceira votação mais expressiva no distrito, com 9,45% por cento dos votos, contra 3,93% em 2014. O BE ultrapassa mesmo o CDS-PP, que consegue 7,00% dos votos expressos no distrito. Já a terceira força mais votada em 2014, a CDU, desceu de 8,76% para 4,49%, sendo agora sexta, a escassos 222 votos do PAN que alcança o quinto posto distrital, com 4,65%.

Igualmente significativo é o facto de o líder da lista do MPT de 2014, Marinho e Pinto – e que conseguiu 6,70% dos votos no distrito (quarto mais votado) -, desta feita se ter ficado por 0,5% dos votos, agora a liderar a lista do PDR. Nota ainda para a abstenção que, no distrito, desceu em relação a 2014.

Com uma abstenção de 65,85%, as eleições de 2019 registaram mais participação que as de há cinco anos, que registaram 67,88% de abstenção. Confira em baixo o quadro resumo dos resultados no distrito. Para uma análise mais aprofundada, consulte os resultados aqui.

Nota de redação: Título e artigo corrigidos à 1h04 e às 9h17, alterando a indicação inicial de 249 votos de diferença que estava incorreta e a posição relativa de CDU e PAN. A diferença entre PS e PSD, no resultados provisórios, é de 259 votos.  

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados