Assinar
Leiria

“Novo” F16 já sobrevoa a região

Três aeronaves vão ser modernizadas. A data prevista para entrega da segunda aeronave é o final do mês de julho e a última no final do ano.

F16 operam a partir de Monte Real, nas esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares” Foto: FAP

Há uma aeronave diferente a sobrevoar os céus da região. Trata-se do primeiro de três F16 modernizado na íntegra pela OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal e que opera a partir da Base Áerea nº5, de Monte Real, Leiria.

O caça F16, com o número de cauda 15142, foi entregue na semana passada na Base de Monte Real e faz parte das intervenções nas aeronaves, iniciadas em 2015, que “contemplam reparações e melhoramentos estruturais profundos – Mid Life Update (MLU) –  substituição completa do cockpit, novo computador de bordo, upgrade do radar, substituição de cablagens antigas, pintura especial e revisão geral de vários componentes e acessórios, deu conta a Força Aérea Portuguesa.

Após a modificação Mid Life Update (MLU) e depois de trabalhos de reparação estrutural, o avião efetuou o voo de experiência e aterrou em segurança, no aeródromo de Alverca, no dia 13 de fevereiro de 2019, 24 anos depois de ter voado a última vez, quando pertencia à Força Aérea Americana.

“Este programa beneficiou do consolidado conhecimento da Força Aérea em programas de manutenção e modificação de aeronaves F16, algo que permitiu cimentar a posição de Portugal enquanto referência mundial nesta área”, refere a Força Aérea Portuguesa.

Segundo referiu à Lusa o porta voz da FAP, Manuel Costa, a data prevista para entrega da segunda aeronave é o final do mês de julho e a última no final do ano.

Depois de concluídos os trabalhos de modernização as aeronaves vão juntar-se ao esquadrão 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, na Base Aérea de Monte Real.

Manuel Costa explicou que a integração destas três aeronaves, duas monolugares e uma bilugar, vai permitir reajustar a operacionalidade da FAP, depois da venda dos 12 F16 à Roménia.

O contrato contemplou a venda de 12 aparelhos – nove monolugares e três bilugares – representando um encaixe líquido de 78 milhões de euros de um total de 181 milhões, dos quais 163 milhões já foram pagos ao Governo português.

Atualmente a FAP possui 30 aeronaves F16, responsáveis pela vigilância e fiscalização do espaço aéreo português.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados