Assinar
Leiria

Cemitérios com valor patrimonial e turístico são tema de colóquio em Leiria

O património cemiterial é o tema de um colóquio organizado em Leiria no próximo dia 15 de junho, abortando o valor histórico, novas práticas funerárias, os cemitérios do concelho e o caso especial do Cemitério de Santo António do Carrascal, em Leiria.

O colóqui inclui uma visita guiada ao Cemitério de Santo António do Carrascal, em Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

Tanto o valor histórico e artístico do Cemitério de Santo António do Carrascal, de Leiria, como a musealização dos cemitérios e o turismo cemiterial tem merecido reconhecimento a nível nacional.

O tema é por isso mote para um colóquio dedicado ao “Património cemiterial de Leiria”, a realizar dia 15 de junho, entre as 9h30 e 18 horas, no Mercado de Santana, organizada pela Al-Baiaz – Associação de Defesa do Património.

A intervenção inaugural estará a cargo de Saul António Gomes, sendo ainda debatidos a evolução das atitudes perante a morte, o património e gestão dos cemitérios, o caso de Leiria, e o turismo cemiterial.

Outros oradores intervenientes são António Matias Coelho, Ana Paula Pegas, Arnaldina Riesenberger, Ana Paula Assunção, Carlos Fernandes e Francisco Queiroz.

O programa inclui uma visita ao cemitério de Leiria, a partir das 17 horas. A versão integral do programa pode ser consultada aqui.

Informações e inscrições (10€) pelo email patrimonio.cemiterial@gmail.

Aberto à participação de todos os interessados, segundo a organização o colóquio tem particular interesse para professores das disciplinas de História, História e Geografia de Portugal, Educação Moral e Religiosa,História da Cultura e das Artes, estando acreditado como Acção de Curta Duração (6 horas).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.