Como é preparar toda a logística para uma expedição? Quais os desafios de filmar em ambientes subterrâneos, acima e debaixo de água? Como é feita a exploração subaquática da gruta da nascente do Nabão e de outras grutas? Que questões se levantam em termos de segurança? Como fazer espeleologia?

Estes e outros pormenores da exploração subaquática da nascente do rio Nabão são apresentados, este sábado, dia 8, no documentário “Ansião – expedição às profundezas”, exibido em HD, com a duração de 35 minutos.

O local para a apresentação é a Fundação Caixa Agrícola de Leiria, no Terreiro, em Leiria, pelas 15h30, e contará com a presença dos protagonistas e realizadores do documentário.

Na Fundação estarão ainda montados/equipados diversos manequins, com equipamento, para que o público possa conhecer mais sobre a espeleologia e o espeleo-mergulho. Um especialista estará ainda junto dos equipamentos para esclarecer dúvidas e falar de espeleologia, mergulho e filmagens subaquáticas. 

João Neves (espeleo-mergulhador), Rui Guerra (realizador/fotógrafo e espeleo-mergulhador) e Sérgio Medeiros (espeleólogo) irão falar da sua experiência nestes ambientes e em particular da nascente do rio Nabão, no concelho de Ansião.

A apresentação tem início às 15h30, com entrada livre.