Select Page

Colaboração dos pais nos projetos de embelezamento dos espaços de recreio tem sido essencial Foto: Joaquim Dâmaso

O jardim-de-infância de Azoia, freguesia de Parceiros e Azoia, venceu a edição deste ano do concurso “Escolas Floridas e Divertidas”, promovido pela Câmara Municipal de Leiria. 

Em segundo e terceiro lugar, ficaram classificados a EB/JI de Souto da Carpalhosa (freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa) e a EB de Casal Novo (freguesia de Amor), respetivamente.

Com canteiros renovados, muros pintados e floridos, uma casa na árvore, uma horta e um laboratório de plantas aromáticas, o espaço de recreio do JI de Azoia, composto por duas salas, apresenta-se mais colorido e atrativo para a brincadeira.

Para este projeto, contribuíram os pais, educadoras e funcionárias, mas também a Associação de Pais de Azoia, a Junta de Freguesia, algumas empresas com apoio de materiais e a Câmara de Leiria, nomeadamente o Horto Municipal com a oferta de terra e plantas.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Paula Costa, coordenadora do JI de Azoia, explica que a adesão ao concurso surgiu no âmbito do projeto “A brincar somos felizes”, adotado este ano letivo pelo JI, e tendo as primeiras ideias evoluído ao longo dos meses.

No Natal, as crianças venderam cadernos com capas desenhadas por eles e cosidos à mão, tendo angariado fundos para suportar parte das despesas da casa de madeira. Os apoios foram crescendo e pais e filhos arregaçaram mangas aos sábados, desde março, para dar cor ao recreio. E para cuidar dos canteiros e da horta – que já começaram a dar “frutos” – durante o verão, foi criada uma escala entre pais voluntários.

O concurso – que contou para esta edição com a participação de 15 escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho de Leiria e um total de 610 alunos -, tem como objetivo melhorar a estética de espaços de jogo e de recreio dos estabelecimentos de ensino, nomeadamente através da pintura de fachadas, muros e vedações, criação de canteiros coloridos ou construção de casas de madeira.

Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Anabela Graça, este projeto dá aos alunos “a oportunidade de desenvolver competências ao nível do trabalho de grupo, fortalecer laços de pertença e de identidade com a comunidade educativa e de valorizar o património local e coletivo”.

Os prémios, de 500, 250 e 150 euros, serão entregues aos respetivos agrupamentos de escolas para aquisição de material didático-pedagógico. 

MR

(Fotografias: JI Azoia)

O ajardinamento dos canteiros contribuiu para embelezar o espaço exterior

Na horta do JI  foram plantados legumes e ervas aromáticas

A pintura de muros foi uma das tarefas que os pais abraçaram com os filhos 

Terra e plantas foram cedidas pelo Horto Municipal

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This