Select Page

LisQueijo: Um reduto para os amantes de queijo, de todos os tipos

No centro histórico de Leiria um casal serve de guia e intermediário para produtos artesanais de diferentes cantos da Europa

A cada viagem, uma descoberta diferente. Por entre cidades suíças e vilas francesas, Fred Silva e Dora Pedrosa mergulharam por meses no universo do produto que foi objeto de paixão desde sempre: os queijos. “Nós adoramos comer e beber produtos bons. Mas já não ficávamos satisfeitos com os queijos que conseguíamos encontrar no circuito comercial.” O relato de Fred contextualiza bem o vazio que sentiu de volta a Leiria, após uma temporada de vida na Suíça. No que descreve ser uma nova “aventura” que embarca ao lado da namorada, o casal é, desde meados de maio, o responsável pelo espaço dedicado aos produtos vindos do bom leite, a LisQueijo.

Num misto de montra e espaço de aprendizagem com degustação, a loja procura apresentar, essencialmente, o que não se encontra no comércio tradicional. Produção artesanal, sabores diferentes e garantia de origem estão no topo da lista de requisitos que os novos empresários buscam preencher. “Fazia sentido vir para aqui, dar outra vida ao centro”, complementa Fred sobre a escolha da localidade que começam a homenagear pelo nome.

Para alcançar a missão o casal foi à fonte. Diretamente no contacto com os produtores, em especial os franceses, descobriram que não seria tão fácil – até mesmo em termos monetários – trazer tudo o que pretendiam para o meio de Portugal. Foram então à procura de fornecedores específicos. São eles, atualmente, o principal canal de distribuição e elo de comunicação, responsável por trazer até à cidade do Lis rótulos de Espanha, Itália, Suíça, Holanda, Inglaterra e França, para além dos destaques portugueses.

Contudo, se a variedade que ronda os 40 tipos assustar, o casal entra para orientar. Conversam e dão a provar, até chegarem aos sabores que vão ao encontro da empatia. Mesma ideia que conduz o serviço de tábuas para uma, duas ou quatro pessoas, acompanhadas de copo de vinho ou sem. “Não temos tábuas pré-definidas”, avisa de antemão Fred, apesar do preço ser fixo. “Nós tentamos sempre construir em conjunto com o cliente e perceber que tipo de queijo ele prefere: de cabra, de vaca, mais forte, mais suave.” Para acompanhar, soma-se também a oferta de cervejas, doces e bolachas, todos artesanais. “Tentamos dar uma experiência completa à pessoa, que pode sair da loja com um bom petisco ou um bom jantar”, resume.

LisQueijo

Rua Dom António da Costa, n°12, Leiria
244 837 260
Queijos: a partir de 1,79 euros (100 gramas)
Tábuas: De 6 a 28 euros

 

Jessica Germano

Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Acredita que a modernização da ferrovia em Portugal é, de facto, uma prioridade para este Governo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo