Assinar
Região à Mesa

LisQueijo: Um reduto para os amantes de queijo, de todos os tipos

No centro histórico de Leiria um casal serve de guia e intermediário para produtos artesanais de diferentes cantos da Europa.

LisQueijo, em Leiria

No centro histórico de Leiria um casal serve de guia e intermediário para produtos artesanais de diferentes cantos da Europa

A cada viagem, uma descoberta diferente. Por entre cidades suíças e vilas francesas, Fred Silva e Dora Pedrosa mergulharam por meses no universo do produto que foi objeto de paixão desde sempre: os queijos. “Nós adoramos comer e beber produtos bons. Mas já não ficávamos satisfeitos com os queijos que conseguíamos encontrar no circuito comercial.” O relato de Fred contextualiza bem o vazio que sentiu de volta a Leiria, após uma temporada de vida na Suíça. No que descreve ser uma nova “aventura” que embarca ao lado da namorada, o casal é, desde meados de maio, o responsável pelo espaço dedicado aos produtos vindos do bom leite, a LisQueijo.

Num misto de montra e espaço de aprendizagem com degustação, a loja procura apresentar, essencialmente, o que não se encontra no comércio tradicional. Produção artesanal, sabores diferentes e garantia de origem estão no topo da lista de requisitos que os novos empresários buscam preencher. “Fazia sentido vir para aqui, dar outra vida ao centro”, complementa Fred sobre a escolha da localidade que começam a homenagear pelo nome.

Para alcançar a missão o casal foi à fonte. Diretamente no contacto com os produtores, em especial os franceses, descobriram que não seria tão fácil – até mesmo em termos monetários – trazer tudo o que pretendiam para o meio de Portugal. Foram então à procura de fornecedores específicos. São eles, atualmente, o principal canal de distribuição e elo de comunicação, responsável por trazer até à cidade do Lis rótulos de Espanha, Itália, Suíça, Holanda, Inglaterra e França, para além dos destaques portugueses.

Contudo, se a variedade que ronda os 40 tipos assustar, o casal entra para orientar. Conversam e dão a provar, até chegarem aos sabores que vão ao encontro da empatia. Mesma ideia que conduz o serviço de tábuas para uma, duas ou quatro pessoas, acompanhadas de copo de vinho ou sem. “Não temos tábuas pré-definidas”, avisa de antemão Fred, apesar do preço ser fixo. “Nós tentamos sempre construir em conjunto com o cliente e perceber que tipo de queijo ele prefere: de cabra, de vaca, mais forte, mais suave.” Para acompanhar, soma-se também a oferta de cervejas, doces e bolachas, todos artesanais. “Tentamos dar uma experiência completa à pessoa, que pode sair da loja com um bom petisco ou um bom jantar”, resume.

LisQueijo

Rua Dom António da Costa, n°12, Leiria
244 837 260
Queijos: a partir de 1,79 euros (100 gramas)
Tábuas: De 6 a 28 euros

 

Jessica Germano

Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados