Select Page

Baleia morta com cerca de 16 metros de comprimento removida de praia em Peniche

Uma baleia morta, com cerca de 16 metros de comprimento e 20 toneladas de peso, está hoje a ser removida da praia da Almagreira, em Peniche, onde na quarta-feira deu à costa.

“Na terça-feira, uma baleia foi avistada na mesma praia, conseguiu desencalhar e voltar para o mar, e provavelmente é a mesma que na quarta-feira arrojou na mesma praia”, disse à agência Lusa a bióloga Marisa Ferreira, da Rede Regional de Arrojamentos.

Trata-se de uma “baleia comum” macho, adiantou.

O animal poderá ter dado à costa por se encontrar doente ou por ter sido vítima de um “evento traumático, como uma colisão com alguma embarcação ou uma captura acidental em artes de pesca, apontou.

Segundo a bióloga, tem havido ao longo da costa outros arrojamentos.

Os técnicos estiveram a recolher amostras do cetáceo e a proceder à sua necropsia, que vão determinar as causas da morte.

Até ao final do dia, o cadáver vai ser transportado por meios da câmara municipal para um aterro, onde vai ser enterrado, explicou o comandante municipal da Proteção Civil de Peniche (distrito de Leiria), José António Rodrigues.

Um golfinho já morto deu também hoje à costa na praia da Consolação, no mesmo concelho do distrito de Leiria, e vai também ser removido.

Lusa

Fotos: Tobias Ilsanker e Surfrider Foundation Peniche

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This