“Até parece surreal! Nunca me passou pela cabeça representar a Europa!” Foi desta forma que Irina Rodrigues reagiu à convocatória para a seleção da Europa que, nos dias 9 e 10 de setembro, vai defrontar a seleção dos Estados Unidos, no primeiro The Match, em Minsk, Bielorrússia.

A convocatória da seleção será divulgada na totalidade após 1 de setembro mas sabe-se que a leiriense será a única portuguesa convocada, pois Nelson Évora e Pedro Pichardo declinaram a sua participação na competição, “por não se integrar no seu plano de preparação para o Mundial de Doha’2019”, explica a Federação de Atletismo em comunicado.

“Este é um ponto alto do meu percurso”, disse Irina Rodrigues, que espera que “seja um bom teste para o Mundial”. “Competir em Minsk será especial, porque não foi possível ir aos Jogos Europeus, pois não havia a minha disciplina. É um orgulho esta convocatória”, acrescentou.

A prova desenrola-se em Minsk, onde Portugal estará a competir na Super Liga do Campeonato da Europa de Equipas em 2021, apuramento para o qual Irina Rodrigues, líder do lançamento do disco em Portugal, contribuiu.

“Essa minha participação será um excelente teste e meio de preparação para Doha’2019. Oito das melhores atletas mundiais, com regras diferentes, mas que me treinarão para a fase de qualificação do Mundial. É que há sempre uma aprendizagem positiva a retirar de todos estes momentos”, referiu.