Assinar

Vídeo capta descarga poluente no rio Lis e PS exige apuramento de responsabilidades

“É um atentado ambiental, costumávamos pescar e tomar banho ali, agora não é possível”, lamenta Vítor Augusto, autor da publicação do vídeo que ilustra uma descarga poluente para o rio Lis que, adianta, ocorreu cerca das 18 horas de ontem, quarta-feira, na zona da Galeota, Vieira de Leiria.

“É um atentado ambiental, costumávamos pescar e tomar banho ali, agora não é possível”, lamenta Vítor Augusto, autor da publicação do vídeo que ilustra uma descarga poluente para o rio Lis que, adianta, ocorreu cerca das 18 horas de ontem, quarta-feira, na zona da Galeota, Vieira de Leiria.

O vídeo mostra uma substância acastanhada que é despejada no leito do curso de água e foi ontem partilhado no Facebook. O caso já mereceu uma tomada de posição do PS da Marinha Grande, ao início da tarde de hoje.

“Enquanto o Governo anuncia soluções para o problema  do tratamento de resíduos das suiniculturas, soluções essas que tardam em ser concretizadas, os prevaricadores continuam impunemente a fazer o seu trabalho sujo, contaminando o rio Lis, levando até à foz as bactérias que colocam em risco a saúde pública”, aponta o líder da concelhia do PS da Marinha Grande, na missiva enviada ao secretário de Estado do Ambiente, ao vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e ao Comandante do destacamento territorial de Leiria da GNR, publicada na conta do Facebook daquela estrutura partidária.

“É público que a Câmara Municipal da Marinha Grande tem feito recolhas semanais  de amostras da água do rio Lis na foz e que os resultados são sempre os mesmo: a presença massiva de bactérias intestinais na água, o que revela que não foi apenas ontem, mas é todos os dias que estas descargas acontecem, de forma mais ou menos encapotada”, acrescenta a mensagem assinada por Nélson Araújo.

Na sua mensagem, o líder da concelhia do PS da Marinha Grande, exige que a GNR averigue “quem foi o responsável e que o mesmo seja presente à justiça nos temos da lei” e que o secretário de Estado do Ambiente “requeira, em articulação com as autoridades policiais competentes, nomeadamente a ASAE, a realização imediata de ações intensivas de fiscalização às suiniculturas na área envolvente do rio Lis para aferir se estão a cumprir  com as normas legais quanto ao tratamento  dos seus resíduos”.

O responsável socialista exige ainda que a APA “atue” para “salvaguardar o património natural do rio Lis e promova as ações necessárias para a sua despoluição desde a nascença até à foz”.  

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Nélson Araújo adianta que a iniciativa do PS local pretende contribuir para que a questão da poluição no rio Lis não seja esquecida. “Não basta dizer que se tem uma solução para daqui a alguns anos e enquanto isso não acontece, não se pode fechar os olhos aos crimes contra o ambiente”, reforça.

Este tipo de descargas têm “consequências para a qualidade da água nas praias, para o ambiente e para a saúde pública”, acrescenta.

Ao final da manhã de quinta-feira, Vítor Augusto, o morador que publicou o vídeo que espoletou o caso, adiantava que nessa altura ainda não  tinha registado descargas no local. Todavia, ao final do dia esclareceu ao REGIÃO DE LEIRIA que as imagens que inicialmente acompanharam este artigo eram, na verdade da tarde de quinta-feira, dia 8.

Ou seja, de acordo com o morador, na quarta-feira, dia 7, foram registadas descargas mais intensas (registadas no primeiro vídeo, em cima), esclarecendo que foram  ainda detetadas descargas menos intensas na tarde de quinta-feira (segundo vídeo, em baixo). 

 

Nota de redação: artigo alterado às 11h21 de sexta-feira, dia 9, com a publicação do vídeo captado na quarta-feira (dia 7) e com o esclarecimento sobre a data das imagens inicialmente divulgadas neste artigo e que, ao contrário do anteriormente indicado, se reportam à tarde de ontem, quinta-feira.  

CSA

Vídeos captados no local por Vítor Augusto (em cima, vídeo captado dia 7 e, em baixo, na tarde de dia 8)


Secção de comentários

  • Antonio Ferreira disse:

    Para mim era prender os responsáveis sem piedade! É um crime contra o ambiente e contra a Humanidade! Para mim está ao nível do terrorismo e deveríamos usar meios equivalentes para apurar responsabilidades (nem que sejam políticas).
    Eu não engulo a teoria de acidente ou falha em ETAR porque seria preciso passar muitas comportas de segurança!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados