Select Page

Abertura da BA5 à aviação civil “é justo, é necessário e faz sentido”, diz António Costa

Os restantes candidatos do PS por Leiria subiram ao palco no final das intervenções

António Costa, secretário-geral do PS, admitiu esta quinta-feira, em Leiria, que a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil é “algo justo, que é necessário e que faz sentido”. E por isso tem acompanhado o “trabalho de formiguinha” que tem sido desenvolvido para “ir identificando problemas, encontrando soluções e procurando sempre alternativas” para permitir que “seja possível o tráfego civil para servir Leiria e esta região” na BA5.

O líder socialista, que participou no comício de apresentação da lista do PS à Assembleia da República por Leiria, no Mercado de Santana, reconheceu a importância deste projeto para o distrito, indo ao encontro das prioridades elencadas e reivindicadas há muito por Raul Castro, cabeça-de-lista, quando presidiu à Câmara de Leiria.

António Costa assumiu ainda como” missão” do próximo Governo PS a requalificação da Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e Figueira da Foz, realçando que se deve ao atual Governo os concursos para a eletrificação da Linha até Caldas da Rainha.

António Costa, que já foi cabeça-de-lista por Leiria em 2002, lamentou que quando chegou ao governo, 13 anos depois, “várias das grandes causas e grandes bandeiras deste distrito estavam exatamente na mesma”.

E falou do exemplo que é o Politécnico de Leiria “para todo o país” e da necessidade de “acabar com a discriminação inaceitável entre os politécnicos e as universidades”, estando aqueles “privados de atribuir o grau de doutor”.

“Seja universidade, seja politécnico, desde que cumpram os requisitos, devem poder atribuir o grau de doutor e eu estou certo que o primeiro politécnico a atribuir o grau de doutor vai ser o Politécnico de Leiria”, defendeu.

Elogiando o trabalho realizado por Raul Castro enquanto autarca nas Câmaras de Leiria e da Batalha, António Costa realçou ser uma “enorme honra” para o PS ter um “cidadão independente” a encabeçar a lista em Leiria.

“Temos muito orgulho no nosso partido e nos nossos militantes. Mas, o PS sabe desde a sua fundação, porque está no seu ADN e no grande legado que nos deixou Mário Soares que nunca se faz nada sozinho. O PS sempre foi um partido aberto aos outros, um partido do consenso, que procura construir pontes e unir vontades e mobilizar energias”, disse.

Assumindo a sua condição de “independente orgulhosamente comprometido com o PS” e “orgulhosamente independente”, Raul Castro lembrou ser esta a primeira vez, em Leiria, que um partido apresenta um autarca como cabeça-de-lista às Legislativas e prometeu “empenho na defesa dos interesses e das expectativas dos eleitores do distrito de Leiria”.

Quanto às principais bandeiras para Leiria, acrescentou às já referidas “a questão ambiental”, garantindo manter-se atento e acompanhar a trabalho da AdP Energia na definição de soluções para a despoluição da Bacia Hidrográfica do Lis e “para que seja o próximo governo a resolver de vez os graves problemas de poluição existentes no distrito”.

Cerca de 400 militantes e apoiantes do PS marcaram presença na quinta-feira à noite, no Mercado de Santana, no comício a que presidiu o secretário-geral do partido

Raul Castrou apelou aos eleitores  para não ficarem em casa no dia 6 de outubro, independentemente do sentido de voto. “Votem em que acreditam, mas votem. Não deixem que sejam os outros a escolher”, reforçou

António Costa fez um balanço dos últimos quatro anos de governação socialista  e apelou à mobilização dos portugueses para “dar força ao PS para poder fazer ainda mais e melhor”

“Aqueles que há quatro anos tiveram receio em votar no PS sabem hoje que podem votar no PS com toda a confiança e com toda a convicção”, defendeu António Costa em Leiria

Martine Rainho
Jornalista
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Joaquim Dâmaso
Fotójornalista
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Leiria vai ter um busto de homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Lemos Proença. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This