Select Page

Leiria Sobre Rodas: os modelos que não pode perder na exposição de clássicos

Estão ligados os motores e os carros já aquecem na pista da 6.ª edição do Leiria Sobre Rodas (LSR), junto ao estádio municipal. Entre 12 e 15 de setembro, são muitos os modelos que pode ver correr na pista e, também, os que pode recordar na exposição de clássicos.

Para os conhecedores, modelos como Porsche 930-5 Almeras, Peugeot 205 turbo 16 e Edfor saltam à vista entre os 500 carros que estão dentro do estádio.

No entanto, a exposição não é só para peritos. “Para quem não percebe nada de carros isto é uma viagem no tempo”, conta Filipe Vasconcelos, da organização. A verdade é que todos os visitantes podem “ir buscar lembranças antigas” no meio de “carros com história” que fizeram parte da família ou até da própria adolescência.

Modelos como os Mini, Carocha ou as carrinhas Volkswagen “pão-de-forma” continuam a ter lugar na exposição de clássicos do LSR que tem “todas as marcas de carros representadas”.

O REGIÃO DE LEIRIA mostra-lhe três modelos inéditos que não pode perder nesta edição do LSR.

O Porsche 930-5 Almeras é um “carro raríssimo de corridas dos anos 60/70” que ganhou todas as provas europeias. Em Portugal não havia nenhum e este é o único exemplar no país. Pode vê-lo no centro do estádio, na relva, numa ilha dedicada à marca com todos os modelos, do primeiro ao último.

O Peugeot 205 Turbo 16 foi criado a pensar no Campeonato do Mundo de Ralis. Existem apenas 200 unidades no mundo inteiro e uma está no relvado do estádio de Leiria, logo no início da exposição.

O Edfor é um carro dos anos 30 desenhado para competição. A carroçaria do modelo baseado num Ford foi feita toda à mão. Só existe um exemplar e pode visitá-lo na zona dedicada aos 100 anos da Citroen.

Além dos clássicos e dos carros desportivos, há ainda espaço para uma exposição de tratores – uma das novidades este ano. Mais no centro do relvado, a ilha Abarth comemora os 70 anos da preparadora de fiats de corrida dos anos 50, 60 e 70. Muitos dos modelos ganharam provas de rali e de velocidade.

Já agora, sabia que…

3 milhões de euros é o valor máximo que um dos carros em exposição pode atingir. O valor de venda depende do modelo e do historial desportivo – provas em que participou e o piloto que o conduziu.

200 é o número de motas antigas em exposição no LSR e é a maior exposição de motas que já se fez em Portugal.

Há colecionadores que chegam a ter até 20 carros, alguns deles presentes na exposição de clássicos do LSR. Há quem os tenha por paixão e quem pense neles como um investimento, por saber que podem valorizar.

Conheça a programação completa do Leiria Sobre Rodas aqui: www.leiriasobrerodas.com

 

Joana Magalhães
Jornalista
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Leiria vai ter um busto de homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Lemos Proença. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This