Assinar
Desporto

SEF identifica 10 jogadores em situação irregular em 26 clubes da zona centro

O distrito de Leiria foi um dos seis distritos abrangidos pela operação do SEF, que envolveu a visita a 26 clubes. Um atleta foi constituído arguido, por falsificação de documentos.

Mais de 500 atletas em 26 clubes da zona centro do país foram identificados na última semana, no âmbito de uma operação do Serviço de Estrangeiros e  Fronteiras (SEF), direcionada para a verificação das condições de entrada e permanência de futebolistas estrangeiros a exercer a atividade.

Dos 502 atletas identificados em clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco, 194 eram estrangeiros. 

“Destes, foram detetados 10 em situação documental irregular, ou seja, não habilitados à prática de qualquer atividade em Portugal, tendo nove sido notificados para abandono voluntário do país, no prazo de 20 dias, sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser detidos e objeto de processos de afastamento coercivo”, informa o SEF. Um outro cidadão foi notificado para comparência no SEF, uma vez que dispunha de condições para requerer a respetiva regularização documental.

No decorrer da operação, “foram  efetuadas buscas domiciliárias na residência de um agente desportivo, o qual foi constituído arguido por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, tendo ainda sido constituído arguido um atleta, por falsificação de documentos, e um clube, por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos”, refere a mesma fonte.

Na última ação do mesmo género, realizada pelo SEF, no final de 2018, num universo menor de clubes e atletas estrangeiros identificados, cerca de 18% estavam em situação ilegal, sendo que agora essa percentagem ficou-se pelos 5%, dá conta o SEF.

Esta operação tinha como objetivos a prevenção e a sinalização de situações enquadráveis em comportamentos criminalizados, designadamente tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal, mas também o propósito de apurar qual o grau de cumprimento das determinações legais e regulamentares, do ponto de vista desportivo em vigor, algumas recentemente implementadas pela Federação Portuguesa de Futebol, num trabalho desenvolvido em conjunto pelo SEF, FPF, Liga e Sindicato de Jogadores.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados