Assinar
Cultura

Tocándar faz vibrar a Alemanha até sábado

A tradição vibra na Alemanha com o Tocándar e com a Escola Secundária Calazans Duarte, da Marinha Grande, que levam música dos bombos e das gaitas-de-foles a várias cidades até sábado, no âmbito do ERASMUS+.

A tradição vibra na Alemanha com o Tocándar e a Escola Secundária Calazans Duarte, da Marinha Grande, que levam música dos bombos e das gaitas-de-foles a várias cidades até sábado.

A aventura começa hoje, 25 de novembro, no âmbito do projeto “Mão na mão”, do programa ERASMUS+, que visa o combate ao abandono escolar. A Escola Calazans Duarte, da Marinha Grande, participa no “Mão na mão” e é pela “mão” do estabelecimento de ensino que um grupo de jovens músicos do Tocándar que estuda naquela escola está na Alemanha com o professor e maestro Paulo Tojeira, para partilhar os ensinamentos do projeto de percussão, fundado em 2000.

“Estamos aqui para mostrar a jovens de outros países uma das ferramentas de que dispomos para tornar a escola mais agradável, ao mesmo tempo que também estudamos e recuperamos as nossas tradições”, explica ao REGIÃO DE LEIRIA Paulo Tojeira.

Além da comitiva da Marinha Grande, participam alunos da Suécia, Dinamarca, Holanda e Áustria, além da Alemanha.

“Trouxemos percussão e gaitas-de-foles e queremos mostrar aqui o nosso método, sem complicações”, explica, acrescentando que o segredo é “estabelecer situações de prazer”.

“Somos o único projeto que coloca as coisas deste modo. E este método permite alcançar resultados com rapidez e sem necessidade de muitos meios”, acrescenta o fundador do grupo.

Entre o programa há sessões de Paulo Tojeira só com professores, sessões com alunos e também diversos momentos de atuação em cidades por onde a comitiva da Marinha Grande vai passar. O grupo está alojado em Celle e hoje, no primeiro dia, foram a Hamburgo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.