Assinar

Agrupamento de Escolas da Benedita recebe prémio pela reutilização de manuais escolares

A instituição classificou-se em 8º lugar na lista das 20 entidades escolares nacionais com melhor reaproveitamento dos manuais escolares.

manuais escolares

No âmbito da iniciativa “Escola Mega Fixe”, promovida pela plataforma MEGA, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Agrupamento de Escolas da Benedita foi recentemente distinguido pela sua elevada taxa de reutilização de manuais escolares. A instituição classificou-se em 8º lugar na lista das 20 entidades escolares nacionais com melhor reaproveitamento dos manuais escolares, tendo obtido um selo de qualidade e um prémio monetário de 10.000 euros.

Para a Vereadora da Educação, Inês Silva, “esta é uma distinção muito importante que enobrece o esforço das escolas do concelho na implementação desta medida de reutilização dos manuais que tem um impacto positivo não apenas na gestão da comunidade escolar como também no meio ambiente. Recordo que esta política de reutilização foi inicialmente implementada de forma pioneira pela Câmara, em 2015/2016, através do Plano de Ação Social Alargada do Município de Alcobaça, no âmbito do qual a autarquia concedeu gratuitamente os manuais e os materiais escolares a todos os alunos do 1º ciclo. Inerente a este programa de conceção, esteve a componente de preservação dos manuais que foi devidamente comunicada junto da comunidade escolar.”

Decorridos dois anos letivos, o Plano de Ação Social Alargada foi renovado para todo o 1º ciclo desta feita sem a gestão dos manuais escolares, que passou a ser da responsabilidade do Ministério da Educação. Em 2017/2018, a Câmara alargou o Plano ao 2º ciclo, pelo que, desde então, a autarquia garante os materiais escolares essenciais a todos os alunos do 1º ano ao 6º ano de escolaridade obrigatória.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados