Assinar
Região à Mesa

Bistrô Raízes: inovação e criatividade à mesa

O cliente pode escolher entre o menu do dia, a carta, mas também o menu criativo e o menu de degustação neste espaço aberto em Ourém pelo chef Renato Sobreira.

À gastronomia tradicional, caseira, feita na hora, Renato Sobreira imprime-lhe a irreverência da juventude e criatividade. O bistrô Raízes é um espaço de degustação de gastronomia, com cozinha de autor, presente em Ourém há 10 meses. Um conceito de restauração diferente, afinal “cozinha de autor é cozinha de memória” e junta a cozinha familiar a outros sabores, explica. Mas, “não somos gourmet”, salienta.

Nos petiscos, as guyosas (ravioli tailandês com molho agridoce) e os ovos partidos (ovos mexidos com farinheira e cebola crocante) são dos que mais sucesso fazem, a que se juntam os croquetes de alheira.

Já nos pratos, o “bife rústico”, o “bacalhau daquela maneira”, o “salmão cítrico” e um “rizotto de cogumelos com lombinho de porco” são de provar. A preocupação vegan está inerente e há sempre um prato vegetariano, para quem preferir.

Uma “panna cotta Maria” serve para trazer à memória lembranças de infância, das mães e avós sempre munidas de bolacha Maria, explica o chef que conhece de cor e salteado todos os pratos da carta. E, para além desta sobremesa, há “mousse de chocolate caseira finalizada com flor de sal e azeite” e um leite creme que deixam o cliente de água na boca.

“Toda a carta não pára quieta”, resume o chef e proprietário, de 23 anos. “Mensalmente há coisas novas a entrar na carta”, aponta. Trabalha com produtos frescos, faz compras nas bancas do mercado de Ourém e são estes produtos que ditam, nalguns casos, o menu do dia.

O cliente pode escolher entre o menu do dia (8 euros), a carta, mas também o menu criativo (22,5 euros) e o menu de degustação. Se optar pelo primeiro, a escolha é para ser surpreendido (inclui entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa); caso opte pelo segundo menu, implica reserva prévia de cinco dias e inclui uma degustação de 6 a 20 pratos.

Ljubomir Stanisic é um dos chefs que venera, mas reverência o chef Yanick Yannard, seu professor na Escola de Hotelaria de Fátima, a ponto de ter um mural no seu restaurante que o homenageia. É a ele que recorre, com frequência, para uma opinião avalizada sobre os novos pratos que vai testando.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, o chef Renato sugere um menu constituído por um “Leite creme de coentros” (entrada), “Pato, ervilha e legumes” (prato de carne), “Xerem de amêijoa e salmonete” (prato de peixe) e uma “Pêra nata com alfazema servida com gelado de nata” (sobremesa).

Quem consegue resistir?

LO

Bistrô Raízes
Praceta António Oliveira, loja A/B, Ourém
Telefone 249 595 165, 918 535 689
Aberto de segunda a sábado, fechado ao domingo.
Grupos sob reserva

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados