Esteve pela primeira vez no mar da Nazaré em outubro de 2016. Regressou para assistir a sessões de surf nas ondas gigantes por várias vezes e esta semana, Gabriel O Pensador esteve novamente na Nazaré para uma nova sessão de surf na Praia do Norte.

“Fiz uma sessão de olho no relógio para não perder o avião para o Brasil”, diz o cantor que decidiu vir “por conta própria” e sem quaisquer compromissos oficiais no nosso país, para regressar ao mar onde se aventurou pelas ondas grandes, pela primeira vez, em 2016.

A Praia do Norte é por estes dias local de eleição para os amantes das ondas gigantes, afinal estão previstas ondas entre os 10 e os 20 metros de altura, entre quinta-feira, dia 12, e dia 17. Segundo a página de Facebook da Praia do Norte, “particularmente no dia 15 da parte da tarde e no dia 16 de manhã”, a ondulação será maior e “apesar da chuva e do vento moderado/forte prevêem-se condições favoráveis para a prática de surf de ondas grandes”.

“Acabei pegando minha primeira onda nesse dia e fiquei fascinado com aquela sensação”, afirmou. Quis repetir a experiência e voltou já no início deste ano e agora, na véspera da entrada de um novo swell (ou seja, quando as ondas aumentam de tamanho nos picos de surf), onde aproveitou para surfar sozinho e ao fim do dia na Praia do Norte, com o apoio do jet-ski de Sérgio Cosme.

Gabriel O Pensador vê na Nazaré “uma reunião de elementos naturais” que contribuem para a sua concentração e tranquilidade e o ajudam no seu trabalho. O mar “ajuda e inspira o poeta, o compositor a ter boas ideias. É importantíssimo para mim”, diz. “Sou muito sensível aos detalhes. Aqui é um sítio muito propício”.

Adepto do free surf, o músico já voltou para o Brasil mas conta regressar.“Espero vir mais vezes e ter mais tempo na agenda para fazer isso mais vezes”, disse, segundo nota de imprensa a autarquia da Nazaré. Para Gabriel o Pensador “a Nazaré é um lugar único, com uma onda que não existe em mais lugar nenhum no mundo”.

Fotos: Praia do Norte