Se encontrar um marco de correio este sábado em Leiria, não estranhe. A estrutura faz parte da campanha “Natal Diferente – Marco do Correio” e pretende levar postais e mensagens a doentes hospitalizados no Hospital de Leiria, no próximo dia 24 de dezembro.

A iniciativa acontece há vários anos em hospitais da grande Lisboa, Madeira e Santarém e, este ano, o Hospital de Leiria também acolherá a campanha.

Amanhã, sábado, os leirienses são convidados pelos elementos da organização a criar um postal e escrever uma mensagem, colocando-a no marco de correio criado para a campanha e que está na tenda de Natal na praça Rodrigues Lobo.

Na manhã do dia 24 de dezembro, além da distribuição de presentes angariados, os participantes “cantam e tocam músicas natalícias, tornando mais animada e completa” a manhã. As mensagens enviadas pelos leirienses serão distribuídas nesse momento e têm como “missão de alegrar, confortar e conversar com os doentes e profissionais de saúde que, nesta época tão especial, se encontram impedidos de a passar com os seus familiares e amigos”.

A organização é da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que há 30 anos realizam a campanha, e desde 2016 com a colaboração da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL).

A parceria AEFML/AEFCM permitiu não só alargar o número de hospitais e serviços integrantes mas também alcançar, a cada ano que passa, um  número recorde de participantes (alunos de ambas as faculdades, os seus acompanhantes, artistas e animadores), refere a organização. Em 2018, a campanha contou com mais de 600 participantes e 120 animadores e ultrapassou mais de 3.000 pessoas (adultos e crianças) abrangidas.