Assinar
Mercado

Distrito já tem mais de 200 lojas da grande distribuição

Continente Bom Dia prepara mais uma abertura no concelho de Leiria, que deve receber também o DeBorla, futuro hôma, no início deste ano. Leiria só tem um hipermercado mas o distrito é o que mais cresce na área das cadeias de retalho

Novo espaço Continente Bom Dia vai abrir em Rego de Água, Marrazes Foto: Joaquim Dâmaso

As grandes marcas de distribuição alimentar ou sectores especializados mantêm a tendência de investimento no distrito de Leiria registada na última década, constituindo hoje uma rede com mais de duas centenas de estabelecimentos. A abertura, em breve, do Continente Bom Dia (em Rego de Água) e do DeBorla (Parceiros) indicam que os investimentos continuam em 2020.

Segundo o “Sales Index 2019”, da Marktest Consulting, o distrito possui 197 superfícies comerciais de cadeias de distribuição (143 delas da área alimentar), ocupando a sexta posição a nível nacional – a estas acrescem as inauguradas no ano passado, das quais o REGIÃO DE LEIRIA noticiou pelo menos uma dezena.

Uma das próximas aberturas é do Continente Bom dia Gândara, que abre no próximo dia 6 de fevereiro. A superfície comercial resulta da adaptação do espaço onde funcionou a Moviflor, no City Park, em Rego de Água, e corresponde a um investimento estimado de 1,351 milhões de euros.

O rés-do-chão, além do supermercado, com uma área de 3.130m2, inclui uma galeria comercial com três lojas, bem como de um parque de estacionamento com capacidade para 186 viaturas. No piso inferior podem estacionar-se 114 veículos.

Esta superfície comercial da Sonae MC, cujo processo de instalação começou em meados do ano passado, é em quase tudo semelhante às recém-inauguradas, como a situada em Leiria, junto ao Leroy Merlin, que inclui as lojas Well’s (saúde, beleza e bem estar), Note (livros, material de papelaria, presentes e serviços) e cafetaria.

Na área não alimentar, o ano passado ficou marcado pela abertura em Leiria da grande superfície de bricolage Leroy Merlin, no espaço onde existiu a Proalimentar, após um investimento de 21 milhões de euros e a contratação de 150 funcionários. A loja foi a 15ª que a marca inaugurou em Portugal e no espaço é possível encontrar mais de 40 mil produtos e mais de 85 serviços.

Este início de ano registará a abertura de outra grande superfície especializada. Trata-se da cadeia portuguesa DeBorla, fundada em 1999 em Ovar e que conta 35 lojas e mais de 500 postos de trabalho no continente e arquipélagos.

A cadeia de lojas especializadas em artigos para a casa (áreas com decoração, cozinha, arrumação, casa de banho, têxtil-lar, mobiliário de jardim e bricolage) de baixo preço abrirá nas antigas instalações do AKI, em Santa Clara, nos Parceiros, mantendo a sua estrutura quase inalterada.

O processo para a instalação do DeBorla começou no início deste mês, no que respeita ao município, e o prazo para a realização dos trabalhos é de 30 dias. O edifício, implantado numa área com mais de 4.000m2, os acessos e o parque de estacionamento continuam como na altura do AKI, pelo que o investimento a realizar na adaptação, no que depende de autorização da autarquia, é de apenas 15 mil euros e traduz-se na pintura das paredes exteriores.

Além destas insígnias houve outras que investiram no distrito de Leiria durante o ano passado em novas lojas, ou na remodelação das existentes, como sejam o Minipreço, Aldi, Bricomarché, Coviran, Lid, Pingo Doce ou Meu Super.

Artigo publicado na íntegra na edição de 16 de janeiro de 2020.

(Atualização – A 30 de janeiro a cadeia DeBORLA anunciou que a marca mudou de denominação para hôma e que o processo de ‘rebranding’ representou um investimento de 3,5 milhões de euros. Também a marca Continente divulgou a data de abertura da loja em Rego de Água)

Carlos Ferreira
Jornalista
redacao@regiaodeleiria.pt

Joaquim Dâmaso
Fotojornalista
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.