Assinar
Leiria

Isabel Damasceno sucede a Ana Abrunhosa na presidência da CCDRC

Isabel Damasceno, ex-presidente da Câmara de Leiria, é a nova presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), exercendo o cargo em regime de substituição.

Isabel Damasceno, ex-presidente da Câmara de Leiria, é a nova presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), exercendo o cargo em regime de substituição.

O despacho de nomeação assinado por Ana Anbrunhosa, ministra da Coesão Territorial – e sua antecessora na CCDRC -, foi publicado esta terça-feira em Diário da República.

Segundo o despacho, a designação dos cargos de direção superior de 1.º grau é precedida de procedimento concursal, até à designação do titular do cargo”. A legislação prevê contudo a possibilidade de os cargos dirigentes “poderem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura do lugar pelo período de noventa dias ou até à designação de novo titular”, por ser “necessário e urgente assegurar o normal funcionamento do serviço”.

Ana Abrunhosa, que ocupava o cargo de presidente da CCDRC antes de ir para o Governo, fundamenta a nomeação “na reconhecida aptidão, competência técnica e experiência e formação profissional” de Isabel Damasceno, que exerce funções na CCDRC desde fevereiro de 2010, como vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro.

 

Eleita pelo PSD, Isabel Damasceno, de 63 anos, liderou a Câmara Municipal de Leiria durante três mandatos, entre 1998 e 2009. Candidata a um quarto mandato, perdeu em 2009 as eleições a favor de Raul Castro, tendo assumido o lugar de vereadora da oposição, sem pelouros.

Suspendeu o mandato depois de ter sido nomeada para assumir funções na CCDRC.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, trabalhou nos CTT e na Portugal Telecom .

Enquanto presidente do Município, foi vice-presidente da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, tendo ainda presidido à assembleia geral da ADAE — Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, à Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral, à AMLEI – Área Metropolitana de Leiria, à AMAE – Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Alta Estremadura, à Agência de Energia Enerdura.

A nível autárquico, foi ainda candidata à Junta de Freguesia de Leiria e membro da Assembleia de Freguesia de Leiria. Em termos políticos, liderou a Comissão Política Distrital do PSD e foi vice-presidente da Comissão Política Nacional do Partido, e a nível local, presidiu à ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados