Select Page

José Marques Sousa é o novo presidente da Cáritas de Leiria-Fatima

A equipa liderada por José Marques Sousa tomou posse no passado sábado, dia 11 Foto: Diocese de Leiria-Fátima

José Marques Sousa é o novo presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo a Júlio Martins, que liderou a instituição nos últimos dez anos.

Nomeado no passado dia 10 de janeiro pelo Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, o novo responsável, natural e residente em Marrazes, Leiria, tomou posse no sábado passado, para um mandato de quatro anos.

Voluntário ao longo dos anos em serviços ligados à Igreja e numa instituição particular de solidariedade social que não a Cáritas, José Marques Sousa esteve ligado ao movimento escutista durante 25 anos e foi presidente da Filarmónica de São Tiago dos Marrazes.

Na sua intervenção, prometeu uma ação “fundamentada na parábola do bom samaritano” e marcada “pela humildade, serviço e sentido de responsabilidade”. Citado numa nota divulgada pela Diocese, prometeu ainda dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor e melhorar “no que for possível”. O Cardeal António Marto expressou por sua vez “o mais vivo e sentido reconhecimento à direção cessante” e assegurou toda a sua “confiança e colaboração” aos novos elementos.

Frisando a importância da missão e do lugar que a Cáritas Diocesana ocupa na Igreja e na sociedade, lembrou que “é o braço social fundamental” da Igreja para uma “ação próxima e eficaz junto das pessoas necessitadas”.

“Faz parte do ‘hospital da campanha’ que o Papa Francisco indica como missão da Igreja em ordem a acolher os feridos e a ajudar as curar as feridas”, destacou, acrescentando poder afirmar que “a nossa Cáritas Diocesana ser tornou hoje em dia uma referência incontornável para toda a sociedade civil e por ela reconhecida e muito apreciada”.

Com José Marques Sousa, tomaram também posse na direção da instituição Fernando da Silva Vieira (vice-presidente), Ana Isabel Mota (secretária), Nuno Mirante Alves (tesoureiro) e seis vogais.

Já para o Conselho Fiscal foram nomeados João da Silva Antunes (presidente), Paulo Pedrosa Caseiro (secretário), e Fernando Sousa Cruz (vogal), e o padre Jorge Guarda, como assistente eclesiástico.

1 Comentário

  1. Paulo Bastos

    Gosto particularmente desta frase “…..numa instituição particular de solidariedade social que não a Cáritas….”.

    Agora pergunto, como é que alguém é nomeado Presidente de uma qualquer Instituição neste País, sem que tenha profundo conhecimento da mesma?

    Para refletir……

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Está a ser eficaz a lei da igualdade salarial entre géneros que entrou em vigor há um ano?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo