Assinar Edições Digitais

José Marques Sousa é o novo presidente da Cáritas de Leiria-Fatima

José Marques Sousa é o novo presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo a Júlio Martins, que liderou a instituição nos últimos dez anos.

A equipa liderada por José Marques Sousa tomou posse no passado sábado, dia 11 Foto: Diocese de Leiria-Fátima

José Marques Sousa é o novo presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo a Júlio Martins, que liderou a instituição nos últimos dez anos.

Nomeado no passado dia 10 de janeiro pelo Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, o novo responsável, natural e residente em Marrazes, Leiria, tomou posse no sábado passado, para um mandato de quatro anos.

Voluntário ao longo dos anos em serviços ligados à Igreja e numa instituição particular de solidariedade social que não a Cáritas, José Marques Sousa esteve ligado ao movimento escutista durante 25 anos e foi presidente da Filarmónica de São Tiago dos Marrazes.

Na sua intervenção, prometeu uma ação “fundamentada na parábola do bom samaritano” e marcada “pela humildade, serviço e sentido de responsabilidade”. Citado numa nota divulgada pela Diocese, prometeu ainda dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor e melhorar “no que for possível”. O Cardeal António Marto expressou por sua vez “o mais vivo e sentido reconhecimento à direção cessante” e assegurou toda a sua “confiança e colaboração” aos novos elementos.

Frisando a importância da missão e do lugar que a Cáritas Diocesana ocupa na Igreja e na sociedade, lembrou que “é o braço social fundamental” da Igreja para uma “ação próxima e eficaz junto das pessoas necessitadas”.

“Faz parte do ‘hospital da campanha’ que o Papa Francisco indica como missão da Igreja em ordem a acolher os feridos e a ajudar as curar as feridas”, destacou, acrescentando poder afirmar que “a nossa Cáritas Diocesana ser tornou hoje em dia uma referência incontornável para toda a sociedade civil e por ela reconhecida e muito apreciada”.

Com José Marques Sousa, tomaram também posse na direção da instituição Fernando da Silva Vieira (vice-presidente), Ana Isabel Mota (secretária), Nuno Mirante Alves (tesoureiro) e seis vogais.

Já para o Conselho Fiscal foram nomeados João da Silva Antunes (presidente), Paulo Pedrosa Caseiro (secretário), e Fernando Sousa Cruz (vogal), e o padre Jorge Guarda, como assistente eclesiástico.