Assinar
Batalha

Procissão dos Caracóis do Reguengo do Fetal quer ser “Maravilha da cultura popular”

A Procissão dos Caracóis da Festa de Nossa Senhora do Fetal é candidata a “Maravilha da cultura popular”, o próximo tema do concurso “7 maravilhas de Portugal”. Hoje, 12 de janeiro, é inaugura uma exposição fotográfica alusiva à procissão.

Procissão dos Caracóis do Reguengo do Fetal, da Batalha

A Procissão dos Caracóis da Festa de Nossa Senhora do Fetal é candidata a “Maravilha da cultura popular”, o próximo tema do concurso “7 maravilhas de Portugal”.

À pretensão da Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal e da Comissão da Igreja Paroquial juntou-se a Câmara da Batalha. A candidatura integra-se na categoria “Procissões e romarias”.

A cerimónia religiosa do concelho da Batalha é famosa pela procissão noturna iluminada com cascas de caracóis. Acontece no final de setembro e no primeiro fim de semana de outubro.

Milhares visitantes deslocam-se até ao Reguengo do Fetal, atraído pelo espetáculo que resulta do trabalho da comunidade local, que se mobiliza para decorar a aldeia, no percurso entre o Santuário e a Igreja Matriz e também nas habitações e espaço público, com milhares de cascas de caracóis, que contêm azeite e torcidas de cordel. Acesas para a procissão, provocam um espetáculo luminoso único.

Em média, são acesas 12 mil cascas de caracóis, colocadas em toda a envolvente desta localidade.

Entretanto, este domingo, 12 de janeiro é inaugurada às 15 horas no Posto de Turismo da Batalha a exposição fotográfica “À luz dos caracóis”, com reunindo alguns dos melhores trabalhos alusivos à Procissão dos Caracóis.

Na cerimónia de inauguração serão entregues os prémios do 6º Concurso Fotográfico da Festa de Nossa Senhora do Fetal.

A mostra fica patente até 29 de março, no horário 10-13 horas e 14-18 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados