São 15 trajetos, num total de 130 quilómetros, para percorrer no concelho de Leiria durante 2020. Bidoeira, Parceiros e Praia do Pedrógão são novidades no programa de percursos pedestres que arranca a 16 de fevereiro em Amor, com a Rota dos Moinhos do Rei.

O programa Rede de Percursos Pedestres de Leiria é promovido pela Câmara de Leiria, em parceria com o NEL – Pédatleta, Clube de Orientação do Centro e juntas de freguesia. A participação nas atividades continua a ser gratuita mas há uma alteração: passa a ser obrigatório o registo no percurso pedestre pretendido, para garantir a distribuição de ofertas, seguro, número de voluntários e adequação dos meios de emergência para os intervenientes. O registo vai ainda permitir que os participantes mais novo e mais velho, por atividade, recebam prémios.

Em 2020 continua a existir um cartão de participação, com direito a um carimbo por percurso realizado. No final de sete percursos, o caminhante recebe uma t-shirt; com o cartão completo, terá acesso a um bastão. A garrafa reutilizável será novamente distribuída, medida que pretende reduzir a disseminação de plástico.

“Queremos transportar o nosso território para mais próximo das pessoas”, explicou o vereador do Desporto da Câmara de Leiria, Carlos Palheira, na apresentação da Rede para 2020. O responsável acredita que com o aumento do número de trajetos a realizar vai ser possível crescer em número de participantes.

Ao mesmo tempo, a Câmara de Leiria vai avançar com a candidatura para a homologação das rotas da Bajouca, Caranguejeira e Maceira, percursos que se juntam aos cinco já autenticados no concelho de Leiria. A curto prazo pretende-se a disponibilização dos traçados através de QR Code.

O calendário, informações técnicas dos percursos e inscrições (já disponíveis para o percurso de Amor) estão estão disponíveis no site Visite Leiria e na página de Facebook dos Percursos Pedestres.