A nova exposição no Banco de Artes Galeria mergulha em 12 cadernos inéditos para ajudar a contar a história do arquiteto que mudou a face de Leiria. E que nos ajudou a descansar ao domingo

O Mercado de Santana é um dos 56 edifícios construídos ou remodelados por Ernesto Korrodi em Leiria
Foto: Joaquim Dâmaso

É impossível passear em Leiria sem ser interpelado pela marca de Ernesto Korrodi na cidade. Do Castelo de Leiria à Igreja Matriz de Santa Catarina da Serra, passando pelos Paços de Concelho, Mercado de Santana, Casa do Arco e, até, pelo cemitério, há, entre muitos outros projetos públicos e privados, mais de meia centena de edifícios e intervenções no concelho com assinatura do arquiteto suíço que se apaixonou por Leiria no fim do século XIX. E, contudo, muitos desconhecem-no.

Aproveitando a comemoração dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi (1870-1944), o município de Leiria convida a conhecer melhor a obra do arquitecto. Mas, também, o homem que, antes de morrer, pediu para ser sepultado virado para o Castelo.

A vida e obra do arquiteto que mudou Leiria para conhecer na edição desta semana do REGIÃO DE LEIRIA. Já disponíveis nas bancas e aqui na loja online.

Manuel Leiria
Jornalista
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt