Assinar
Fátima

Região Centro ultrapassou sete milhões de dormidas de turistas em 2019

Atividade turística no centro de Portugal teve o melhor ano de sempre, segundo os números revelados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Turismo na Nazaré

Recorde para o turismo na região: 7.102.061 dormidas no ano passado Foto: Turismo Centro de Portugal

O ano de 2019 foi o melhor de sempre para a região Centro de Portugal nos principais indicadores de turismo, leia-se dormidas, hóspedes e proveitos. A conclusão, já antes avançada pelo Turismo do Centro, foi reforçada ontem, 14 de fevereiro, com a divulgação pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), dos resultados preliminares da atividade turística no país naquele período.

“No indicador do número total de hóspedes, entre janeiro e dezembro de 2019, o Centro de Portugal recebeu 4.124.057 hóspedes, que tinham sido 3.895.612 no mesmo período de 2018”, informou em comunicado o Turismo Centro de Portugal. A subida corresponde a 228.445 visitantes, um aumento de 5,9%.

Em comparação com os cinco anos anteriores, confirma-se um crescimento de 43,2% no fluxo de turistas, “o que demonstra o grande interesse que a região despertou nos anos mais recentes”, avança o documento.

No que diz respeito às dormidas, os números seguem positivos, sobretudo devido ao aumento por parte dos próprios portugueses. “Pela primeira vez, os visitantes nacionais foram responsáveis por mais de quatro milhões de dormidas”, informa a mesma nota de imprensa. No total, as dormidas no Centro somaram 7.102.061, “um resultado nunca antes alcançado pela região” e que, em cinco anos, representa uma subida de 40,4%.

“Os resultados preliminares de 2019 são extremamente positivos para o Centro de Portugal. Este foi o ano em que, pela primeira vez, a região ultrapassou o marco histórico dos 7 milhões de dormidas. Em cinco anos houve um aumento de 2 milhões de dormidas e de 132 milhões de euros de receitas nos estabelecimentos de alojamento, o que é verdadeiramente notável”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.

Paralelamente, as dormidas de pessoas de fora do país continuaram também a subir. O aumento no último ano foi de 3,4% nesses casos e passa para 48,3% nos últimos cinco. Em 2019, o número preliminar de turistas estrangeiros que dormiram na região é de 3.101.565.

Neste contexto, os proveitos acompanharam o crescimento positivo. Os dados referem que, enquanto em 2018 o Centro de Portugal tinha registado proveitos globais de 332,8 milhões de euros, em 2019 os valores ainda preliminares subiram para 355,1 milhões, num crescimento de 6,7%. De acordo com o Turismo Centro de Portugal, o rendimento médio por quarto ocupado também subiu, de 63,1 para 64,1 euros.

Mais de três milhões de turistas estrangeiros dormiram na região Foto: Turismo Centro de Portugal

“Estes números promissores devem-se, acima de tudo, ao grande esforço dos empresários da região, que todos os dias encontram novas formas de ultrapassar os múltiplos desafios que enfrentam, apresentando novos produtos turísticos e melhorando os já existentes. Estão também de parabéns a equipa da Entidade Regional de Turismo, as autarquias e as comunidades intermunicipais, que em conjunto, descobrem novas formas de aumentar a atratividade do Centro de Portugal”, reconhece o presidente do Turismo Centro de Portugal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados