Assinar
Cultura

Um cão e um gato em Leiria? Saiba mais sobre as duas esculturas

Há um gato e um cão na paisagem de Leiria. “Passeiam” na cidade há alguns meses, intrigando quem passa. Afinal, o que são as duas esculturas que se encontram na Villa Portela e no Centro Cívico de Leiria?

Há um cão e um gato na paisagem de Leiria. “Passeiam” na cidade há alguns meses, intrigando quem passa. Afinal, o que são estas esculturas que se encontram, respetivamente, na Villa Portela e no Centro Cívico de Leiria?

As duas foram desenvolvidas em resina acrílica pelo mesmo artista, Ricardo Romero, que tem desenvolvido trabalhos artísticos em espaço público na cidade e em todo o país, sendo ainda o organizador do evento Arte Pública Leiria.

O cão chama-se “Kynon” palavra que, em grego, significa cães. A escultura foi apresentada pela primeira vez na M Gallery & Studio, no âmbito de uma exposição de Ricardo Romero e foi adquirida pelo município de Leiria, por dez mil euros, para a coleção municipal de arte contemporânea.

Atualmente “Kynon” está na Villa Portela, onde a câmara pretende instalar um espaço de arte contemporânea, no âmbito do projeto Centro de Artes Villa Portela.

O gato, um trabalho intitulado “Olhar e não ver”, foi criado por Ricardo Romero no âmbito do Arte Pública Leiria 2019 e a sua colocação no telhado do Centro Cívico de Leiria está relacionada com a imagem imagem icónica dos passeios dos gatos pelos telhados da cidade.

Segundo a autarquia, “não existe qualquer relação entre as duas obras”, além de terem sido criadas pelo mesmo artista. Não há intenção de instalar outras esculturas de animais na cidade de Leiria, mas, também no âmbito de Leiria Paredes com História, há um outro trabalho, com um conjunto de patos feitos em 2018, no Jardim de Santo António.

Na informação enviada ao REGIÃO DE LEIRIA, o município de Leiria avança que a colocação das duas esculturas na cidade tem recebido “opiniões bastante positivas”, contribuindo especificamente o cão para potenciar “a curiosidade sobre o que será o novo espaço do Centro de Artes Villa Portela”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados