Assinar
Leiria

Leiria sem casos confirmados de Covid-19, diz Saúde Pública

Delegada de saúde desmente relatos que dão conta de casos positivos no hospital de Leiria.

“Neste momento, não há casos confirmados em Leiria” de pessoas com Covid-19. A informação foi avançada esta tarde ao REGIÃO DE LEIRIA por Odete Mendes, delegada de saúde coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centro de Saúde Pinhal Litoral (ACES PL).

“Ainda que alguém tenha dito que havia casos confirmados no hospital [de Leiria], não é verdade, pelo menos até esta hora [15h30]”, frisou a responsável em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA.

O ACES PL abrange os concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

Odete Mendes esclarece ainda que os dados do boletim epidemiológico divulgado esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), e que davam conta de 112 casos confirmados, reportam-se à área de residência dos doentes.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, que duplicou o número de casos para 46 (eram 23), e das regiões Centro e do Algarve, ambas com seis casos confirmados da doença. Existem ainda 1.308 casos suspeitos a nível nacional, e 172 a aguardar resultado laboratorial.

Os casos validados como suspeitos na área dos cinco concelhos do ACES PL podem ser encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, ou para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para confirmação das análises. O hospital da Estefânia (Lisboa) e o Pediátrico de Coimbra são por sua vez as unidades de referência para as crianças ou jovens da zona de Leiria.

“Nós, só temos conhecimento destes casos quando nos chegam no momento de validados [como suspeitos] e a aguardar análise. E os que temos conhecimento são muito poucos, são residuais”, acrescenta Odete Mendes, admitindo contudo que o número possa vir a aumentar.  

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados