Assinar
Covid-19

Covid-19: Leiria lança dois programas de apoio a pessoas necessitadas

Habitantes do concelho de Leiria que tenham sofrido perda de rendimentos devido à pandemia podem candidatar-se a vales de compras e cabazes com produtos de primeira necessidade.

“Leiria Alimenta” e “Leiria Vale” são dois novos programas lançados pelo município de Leiria para apoiar habitantes no concelho que tenham sido afetadas pela pandemia de Covid-19 e que se encontrem em situação de carência ou vulnerabilidade.

As duas medidas foram anunciadas ontem pela autarquia: “Leiria Vale” é um apoio atribuído na forma de vales de compras, enquanto “Leiria Alimenta” da direito a cabazes de produtos de primeira necessidade.

Leiria Vale

“Leiria Vale” destina-se a famílias que sofreram perda de rendimentos por situação de desemprego, inatividade profissional como trabalhador independente, situação de lay-off ou doença.

É aplicável a residentes no concelho, com idade igual ou superior a 18 anos e que possuam rendimentos entre os 35% e 60% do valor do Salário Mínimo Nacional, avança a autarquia.

O apoio destina-se exclusivamente à aquisição de bens de primeira necessidade, através de um sistema de vales para compras em estabelecimentos comerciais do concelho de Leiria, de uma lista ainda por divulgar.

Os montantes do apoio são de 60 euros para pessoa adulta e jovens com mais de 13 anos, de 30 euros para criança ou jovem até 13 anos e de 60 euros para crianças com idade igual ou inferior a 2 anos.

Leiria Alimenta

“Leiria Alimenta” compreende um apoio em forma de cabazes de produtos de primeira necessidade. É também destinado a agregados familiares ou pessoas isoladas que, comprovadamente, demonstrem a perda ou inexistência de rendimentos, na sequência da pandemia e que, por isso, não consigam ver salvaguardadas as necessidades básicas, nomeadamente alimentares, e não beneficiem de outro apoio municipal.

Segundo o município, o programa destina-se a agregados familiares ou pessoas isoladas, residentes no concelho de Leiria, com idade igual ou superior a 18 anos, cujo rendimento mensal per capita seja inferior a 60% do valor do Salário Mínimo Nacional.

O programa possibilita a atribuição de cabazes de produtos em função da composição do agregado familiar, podendo ser atribuído mais do que um cabaz.

O apoio será efetuado semanalmente aos beneficiários, nas seguintes modalidades:

Cabaz Adulto
Destinado a munícipes com idade igual ou superior a 18 anos (avaliado em 16 euros)

Cabaz Criança
Destinado a crianças com idade igual ou superior a 2 anos e inferior a 12 anos (avaliado em 7 euros)

Cabaz bebé
Destinado a crianças com idade inferior a 2 anos (avaliado em 30 euros)

Cabaz de bens não alimentares
Destinado a todo o agregado familiar (avaliado em 8 euros)

Como se candidatar aos programas

Para a candidatura a estes programas é necessário preencher formulários próprios, fornecendo os elementos solicitados, disponíveis no site do município, em www.cm-leiria.pt, ou na sua junta de freguesia, submetendo-os pelo e-mail accao.social@cm-leiria.pt.

“Leiria Vale”
Descarregue aqui o formulário

“Leiria Alimenta”
Descarregue aqui o formulário

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.