Pela primeira vez em 46 anos, Abril foi celebrado em liberdade condicionada. Convinado pelo estado de emergência, o país que comemora a Revolução dos Cravos concentrou-se na internet para recordar a liberdade conquistada a 25 de abril de 1974.

Na região houve várias iniciativas culturais que marcaram a data. Aqui ficam algumas.

Relato do 25 de Abril de 1974, por Pedro Oliveira

Numa viagem no tempo, o ator do grupo O Nariz recorda o relato do 25 de Abril de 1974.

InRock Leiria

O projeto InRock Leiria juntou 25 músicos de Leiria para celebrar o 25 de Abril, “o dia em que músicos e autores de Portugal deixaram de ser alvos de censura…”.

À volta da liberdade com João Nazário e Francisco dos Santos

Os diretores do “Jornal de Leiria” e REGIÃO DE LEIRIA encontraram-se para uma conversa sobre liberdade.

Dançar a Liberdade

O Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella preparou uma coreografia especialmente para celebrar a liberdade. Com a participação dos bailarinos António Casalinho, Margarita Fernandes, Margarida Gonçalves, Francisco Gomes e Laura Viola.

Onde está a liberdade?, com Clara Leão

A coreógrafa e professora de dança fez um exercício em torno do conceito de liberdade e movimento.

Ecos de Abril

Curta-metragem em que Ricardo Romero revisita o conceito de liberdade cruzando 25 de Abril e arte urbana na região de Leiria.

Índios da Meia Praia

A banda de Marciano Silva, que homenageia Zeca Afonso e amigos da luta, foi também convidada para celebrar o 46º aniversário do 25 de Abril em Leiria.

Casa Mundo

Paulo Costa lê uma poesia inédita, com que homenageia Luís Sepúlveda, “o escritor da Liberdade”.

Ronda do Soldadinho

Surma partilhou a sua versão de “Ronda do Soldadinho”, um dos seus temas preferidos de José Mário Branco, “um dos nossos Heróis”. “Para bem de todos nós, fica aqui a minha celebração à Liberdade em modo de distância, mas partilhada com todos vós com muito amor!”. A acompanhar a versão, uma ilustração de Patrícia Marinho Oliveira.

Instituto Jovens Músicos

O conservatório da Caranguejeira preparou uma performance especial para festejar o 25 de Abril.

Aqui há gato em Abril

David Teles Ferreira, Fernando José Rodrigues, Zé Tó Antunes, Rodrigo Sá Pessoa, Bea Antunes, do grupo “O Gato”, dizem poemas para celebrar o 25 de Abril.

25 de Abril e a Liberdade explicados aos mais novos

Hora do Conto da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira especial, sobre o 25 de Abril e a liberdade.

Abril a uma voz, a de todos nós

Na noite de 24 de abril, Manuel Freire deu um concerto especial no Teatro José Lúcio da Silva, com canções e poesia: “Abril a uma voz, a de todos nós”

Abril a uma voz, a de todos nós

O repto foi lançado pela Associação 25 de Abril e no país muitos foram à janela ou às varandas cantar o “Grândola Vila Morena”. Em Leiria a adesão foi escassa, mas a música de Zeca Afonso – uma das senhas para a Revolução – ouviu-se em algumas ruas, como neste caso, intepretado pela família de Raquel Gomes, que também mais longe e interpretou outras músicas famosas.


Paulo de Carvalho

Na Marinha Grande, Paulo de Carvalho atuou no Teatro Stephens acompanhado ao piano, num concerto especial para comemorar o 25 de Abril.


Stereossauro

A partir das Caldas da Rainha, Stereossauro apresentou um set especial na noite de 24 de abril.