O número de mortes por Covid-19 subiu em Portugal para 1.043, mais 20 do que ontem, sábado. Há ainda registo de 1.689 casos de recuperação, mais 18.

Já o total de doentes infetados subiu para 25.282, o que representou um aumento de 92 face ao dia de ontem. Recorde-se que o número de casos confirmados foi corrigido este sábado pela Direção-Geral da Saúde depois de ter sido detetada a duplicação de 422 casos na região Norte aquando da integração de dados de utentes a partir dos Sistemas Nacionais de Vigilância Epidemiológica dos laboratórios e médicos.

Na conferência de imprensa hoje realizada, a ministra da Saúde pediu “prudência” na leitura dos números de hoje sobre a evolução da pandemia covid-19 em Portugal, os quais apontam para um acréscimo de 92 novos casos, uma subida bastante inferior às registadas em dias anteriores.

“Estes números devem ser lidos com prudência desde logo pelo conhecido efeito na notificação médica [que] tem a circunstância de ternos passado três dias com eventual menor atividade decorrente do facto de ser fim de semana e um dia feriado [referindo-se ao 1º de Maio que se comemorou sexta-feira]”, disse Marta Temido.

De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), a região Norte conta com 597 óbitos, a de Lisboa e Vale do Tejo com 210, a zona Centro com 209, o Algarve e os Açores com 13 cada e o Alentejo com um caso.

Os dados indicam que 856 pessoas estão internadas, mais uma do que ontem, 144 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Os restantes doentes, num total de 21.694, estão a recuperar em casa.

Desde o início da pandemia, foram sinalizados 252.889 casos suspeitos. Em    dos casos, os testes revelaram-se negativos e há 3.691 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. As autoridades de saúde mantêm por outro lado 25.324 contactos em vigilância. 

Fonte: Relatório diário da Direção-Geral da Saúde – 3 de maio de 2020

Mais 26 recuperações na região de Leiria

Na região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Leiria), contabilizam-se hoje, domingo, 344 casos de infeção (mais quatro do que ontem), havendo registo de 168 recuperações (mais 26).

O concelho de Leiria registou mais um caso positivo de Covid-19 e 18 recuperações desde ontem. Em Alcobaça, confirmaram-se três novos casos e duas recuperações, enquanto Pombal registou mais seis doentes recuperados.

Leiria continua a ser o concelho com mais casos confirmados na região (78), seguindo-se Pombal (65), Alcobaça (37) e Ourém (36).

O número de óbitos permanece nos 19, segundo informação divulgada pelos municípios, autoridades de saúde e Proteção Civil do distrito de Leiria.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria,
autoridades de saúde e municípios