Alcobaça, Porto de Mós e Peniche são os concelhos que, de ontem para hoje, registam casos novos de Covid-19. Cada um deles regista um novo caso de infeção por coronavírus, o que faz com que em Alcobaça o total suba de 102 para 103, em Porto de Mós de 13 para 14 e em Peniche de 33 para 34 pessoas infetadas, revelam o boletim emitido pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria e o balanço diário da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O aumento significativo em Alcobaça deve-se aos mais de 40 casos positivos detetados nos últimos dias entre utentes, funcionários e familiares de funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, alguns dos quais residentes em concelhos vizinhos.

Essa é a razão pela qual o concelho de Porto de Mós regista mais um caso de infeção por coronavírus. Ontem, ao final da tarde, o presidente da Câmara Jorge Vala adiantou que “esta situação resulta do efeito colateral do surto do lar de Aljubarrota, tratando-se de um familiar de uma funcionária daquela instituição e que reside na freguesia de Pedreiras”.

O autarca esclareceu ainda que “as redes de contacto estão identificadas e em confinamento”.

O concelho de Porto de Mós conta, desde o início da pandemia, com 14 casos positivos, dos quais nove já recuperaram. Na mensagem de vídeo que ontem dirigiu aos munícipes, Jorge Vala apelou à proteção individual e ao cumprimento das regras de segurança sanitária recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS). “Não o fazer é estar a pôr em risco a sua saúde e a saúde de todos os outros”, afirmou, “é fundamental que todos sem exceção percebam que a pandemia não desapareceu com o desconfinamento, que o vírus não fica menos ativo com o calor”.

Quanto ao número de pessoas recuperadas, de ontem para hoje, há mais quatro no distrito: dois em Alcobaça, um em Caldas da Rainha e um em Pombal.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria,
Comunidade Intermunicipal do Oeste e municípios

Portugal regista mais 377 pessoas infetadas e 429 recuperadas

O aumento de pessoas recuperadas continua a superar o de novos casos de infeção no país. De ontem para hoje, Portugal regista mais 377 casos confirmados de Covid-19 e mais 429 doentes recuperados.

Desde o início da pandemia, o país regista um total de 38.841 casos confirmados e 24.906 recuperados.

Segundo o balanço diário da situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde (DGS), de ontem para hoje, há a registar uma morte associada à doença, tendo até à data morrido 1.528 pessoas.

Quanto ao número de casos suspeitos, são mais 2.269 do que ontem.

Neste momento, encontram-se internadas 422 pessoas, 70 das quais nos cuidados intensivos, ou seja, mais três do que ontem.